domingo, 29 de novembro de 2009

Narrativa e símbolos

O símbolo que é uma rede

Como usuários de uma rede neural, o cérebro, em outras palavras de uma rede de redes neurais, podemos dizer que um símbolo mental pode ser toda uma rede neural construída por um acontecimento pessoal de grande efeito ou um acontecimento global de amplo espectro. O primeiro pode ser exemplificado por um trauma pessoal e o segundo por uma guerra mundial.

Símbolos mentais tem uma duração muito longa, e um peso muito grande na existência e vida humanas, daí, por vezes, se gastar tanto esforço numa terapia de cura. Se fosse simplesmente um símbolo gráfico, ou de uma marca da qual se conhece o nome (como Coca-Cola ou Fiat), a coisa seria mais simples. Mas um símbolo formado por pessoas e por uma narrativa, tem um grande poder de penetração nas nossas redes mentais, como os tentáculos de um polvo, e cortar todos estes tentáculos é muito difícil. Daí a complexidade das doenças mentais ou neuroses resultantes.

sábado, 21 de novembro de 2009

O símbolo

O símbolo é a entidade escrita ou gráfica, que evoca uma idéia.

Uma marca como a Coca-Cola, ou o M da McDonalds, ou o nome John Kennedy são símbolos. Cada um deles tem uma série de características já expostas pela história a qual pertencemos, pois nossos cérebros estão em corpos cuja história se projeta paralelamente à história universal.

Mas existem símbolos psicológicos, construídos em nossa história pessoal, que podem não ter significado universal. Por exemplo:

"Minha mãe não ligava para mim"

Na vida desta pessoa a mãe não se formou em sua mente como o verdadeiro símbolo de mãe.

"Minha tia era como minha mãe"

Na vida desta, a tia é mãe. O símbolo mãe está íntegro, e o símbolo tia está tomando um significado complementar mas incompleto.

O cérebro trabalha com símbolos, e toda vez que a tabela de símbolos pessoais não conferir com a tabela de símbolos universais, pode haver um prejuízo psicológico.

Por exemplo, a professora é, para a maioria dos alunos uma autoridade. Aqueles alunos para os quais ela for uma ameaça, já possuem um defeito psicológico. Este defeito vai explicar possíveis ações com aberrações posteriores.

Sobre o cérebro

Basta de falar que o cérebro é um órgão maravilhoso, que comanda todo o corpo, capaz de coisas inimagináveis, cujo funcionamento ainda não foi desvendado. Isto tudo é superficialidade, e não leva a nada.
Vamos entrar nele.


Uma máquina ou sistema, este é o tipo de abordagem que vou fazer. E vou ser prático. Estou utilizando-o agora para escrever. Reparem no primeiro parágrafo. Toda uma estrutura de texto obedecendo a ordens gramaticais, e à construção sintática. Estou compondo símbolos que, colocados em ordens razoáveis e conhecidas por quem lê, produzem efeitos de impressões de idéias.

A linguística é a principal evidência da expressão cerebral, e vou utilizá-la a fundo.