sábado, 9 de janeiro de 2010

Por que os mais velhos demoram mais a dar suas opiniões ?

Jovens e velhos tem 86 bilhões de neurônios. A diferença é o estabelecimento das conexões neuronais, à medida em que o ser humano amadurece. Amadurecimento é, portanto, significado de rede neuronal mais complexa, com muitas ramificações possíveis. E nesta rede complexa, no amadurecido, uma idéia caminha, não em linha reta como seria no jovem mais imaturo que pudermos encontrar, mas virando à direita, depois à esquerda, como alguém que caminha entre as prateleiras de um supermercado. De vez em quando volta para trás e recomeça o trajeto, podendo alterar uma das direções que já tinha feito. Esta é a mente e o pensamento do ser maduro.

Se o caminho da idéia é assim tão complexo, é claro que os mais velhos vão demorar um pouco mais a dar suas opiniões. O caminho é maior. E o jovem vai continuar a dar as suas opiniões precipitadas, oriundas de sua rede que é quase uma linha reta.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Porque os mais velhos lembram de coisas antigas.

Novos e velhos tem 86 bilhões de neurônios. A diferença é a complexidade das ligações (que é o elo com a realidade). O velho (prefiro chamar maduro) tem mais ligações neuronais. Ora, estas ligações acabam por conectar indiretamente neurônios distantes da memória. E aquela memória da infância ou juventude, outrora distante das memórias mais recentes, acabam por ficar ligadas.

Quando o ser maduro olha para aquela árvore de natal em sua sala, acaba por ligar a todas as referências de árvore de sua vida: a árvore da casa do pai, a ávore do jardim de infância, a árvore de hierarquia dos reinos animais em biologia, a árvore de natal da casa da tia, e a árvore de natal que está olhando. Por isto os mais maduros são pensativos (os normais).