domingo, 30 de setembro de 2012

O cérebro, as pessoas e a Internet

Somos devedores dos nossos amigos, colegas, vizinhos, professores, parentes e da Internet em matéria de conhecimento.

Apesar de existir um juízo de valor, serve ou não serve, estas pessoas construíram, sem dúvida, o arcabouço de nosso conhecimento. Dizemos muito:

Aprendi muito com fulano;
Meu professor me ensinou muito;
Meu avô me ensinou ...;

No entanto, isto fica no terreno de transferência de conhecimento, e a análise é muito individual.Centramos o nosso ponto de vista em nosso cérebro, como os antigos acreditavam que a terra era o centro do sistema solar. Mas não é isto. Somos só um NEURÔNIO HUMANO convivendo com uma INFINIDADE DE OUTROS NEURÔNIOS, que são estas pessoas, livros, instituições e com a Internet.

O leitor compreendeu esta ótica ? Ao nus juntarmos às outras pessoas, compartilhando conhecimentos, com um dos Neurônios humanos servindo de NEURÔNIO MESTRE na condução da organização destes conhecimentos, e na direção do diálogo e troca dos mesmos, temos uma Rede Neural de pessoas. Esta Rede tem sido muito corrompida por interesses pessoais. Mas a Internet, por sua impessoalidade, e pela intensa e numerosa troca de informações, anula em grande parte os interesses pessoais.

Se o usuário de Internet quiser negar conhecimento ao público, de nada adiantará, pois para cada indivíduo egoísta existem uns 5 que dão seu conhecimento, seja por altruísmo, seja pela vontade de que os outros vejam que ele sabe alguma coisa. A enormidade de páginas, blogs e fóruns prova tal coisa.

Num significado mais amplo, com a Internet um grande cérebro coletivo foi concebido. Se um grande número de pessoas decidir sair da Rede, as instituições vão resolver fazer uma outra. Aliás,.a gigante Google estaria muito interessada em tomar as rédeas de toda a Internet, pois as melhores ferramentas são da Google, e ela possui calibre para substituir todas as outras.

Conclusão

Nós, humanos, acabamos de nos integrar em raciocínio e informação através da Internet. Já existem pessoas, empresários e profissionais que ficam estressados se a Internet fica lenta ou não funciona a contento.

sábado, 29 de setembro de 2012

Depressão e ambiente de trabalho: rotatividade e distúrbios de comportamento

As instituições vem se modernizando em um ritmo não linear no Brasil. Isto significa que, num determinado momento, em virtude de alguma exigência de concorrência ou enquadramento em novos contextos, elas são obrigadas a acelerar o seu ritmo de mudanças.

Um deste contextos é a Bolsa de Valores. Este artigo não é financeiro, a entrada de uma empresa para Bolsa só vai contar como um fator de mudança. Os mecanismos precisos desta mudança não serão objeto da discussão neste momento. O que importa é o que as mudanças que provocam mais responsabilidade das empresas, e elas não conseguem lidar direito com isto, PRINCIPALMENTE NO BRASIL, país que não está acostumado com compromissos, com metas e com o saudável hábito de LEVAR AS COISAS ATÉ O FIM.

Esta última citação (levar as coisas até o fim) é um dos sustentáculos da firmeza de personalidade do ser humano. Ora, como todo trabalho exige isto, pois em um determinado momento ALGUÉM VAI VIR COBRAR O QUE FOI PEDIDO, o indivíduo envolvido pode resolver FUGIR, ou seja, mudar de emprego.

Existe a segunda situação, derivada desta, se estabelece quando o responsável pela gerência deste indivíduo é o agente da culpa, pois nossos líderes políticos e gerenciais, que também NÃO LEVAM AS COISAS ATÉ O FIM, ordenam que interrompamos a cadeia lógica de um projeto, para assumir outro. Neste caso, e após várias ocorrências deste tipo de situação, o empregado se aborrece, e resolve FUGIR, ou seja, trocar de emprego.

A troca de emprego

Trocar de emprego dispara aquilo que conhecemos como ROTATIVIDADE. Não importa o fator: desvalorização, opressão, brigas, invejas, serviço demais, competência de menos, gerentes ruins; o empregado acaba ficando pouquíssimo tempo no emprego.

A consequência para o ambiente

Para o empregado que sai, é uma fuga, ou uma conquista. Mas para o empregado que fica, as consequências psicológicas são indeléveis, lentas e subliminares.

A saída de um colega, por mudança, demissão, fim de estágio ou mudança de área na própria empresa, seja o que for, é uma PERDA.

A literatura de psicologia esta repleta de discussões sobre as Perdas afetivas e sobre a morte, a Perda definitiva, pelo menos nesta vida.

As reclamações

Nossos jovens, de 29 a 35 anos (pós-adolescentes avançados) estão reclamando de depressão e dores que há duas gerações eram objetos de reclamação de pessoas com mais de 50. Até 1994, as mudanças eram mais lentas e o espírito industrial convivia com uma forte impressão de família no trabalho. Porém, com a maior estruturação empresarial e com uma doentia ênfase no lucro, empresas deixaram de ser a casa das pessoas (aliás, como deve ser). Mas as duas últimas gerações, acostumadas a ter tudo na mão, inclusive bens de consumo devido a uma indústria que pode fabricar de tudo mais barato (pelo menos em relação aos anos 80), e devido ao afrouxamento na educação em família (pai e mãe que trabalham fora)., não formaram estrutura psicológica capaz de lidar com perdas.

A isto pode-se somar empregados que trabalham pouco ou não trabalham, pois julgam pouco o seu salário, em oposição à geração de nossos pais que encaravam o trabalho como fator de fortalecimento da honra e do caráter. Esta forma de encarar o trabalho era como uma dose de calmante.

O não

O "NÃO" é o remédio caseiro de maior eficácia contra este mal da Perda. É como "vacina psíquica" na mente da pessoa, conforme citado por psicólogos e psiquiatras em suas teses. E é um remédio disponível em todas as casas, só que é preciso usá-lo. Ele vem nas formas:

Agora não;
Não pode;
Não vai não;
Não quero que você faça isto;

Não precisa nem de embalagem.

Os medicamentos

Ora, nunca se fez tanto uso de remédios calmantes quanto nos anos de 98 a 2012 (agora). E os pacientes que deles faziam uso , geralmente senhoras acima de 45 anos, se deslocaram para a faixa de 29 em diante.

Conclusão

A rotatividade e a educação deficiente