sábado, 30 de janeiro de 2016

Impulso de repetição - Vício - Percepção de Intenções e Espírito de Emulação

Método

Vamos explicar o Impulso de Repetição (raiz dos vícios) através de um contexto muito comum do relacionamento entre homens e animais.

Axiomas

A função de alimentação é, senão o mais importante, um dos mais importantes impulsos do instinto animal. Jogue qualquer coisa comestível, ou aparentemente comestível, para um animal, e ele vai em direção a tal coisa. Tal fato se explica pelo estímulo dos centros de PRAZER do animal, coisa que também podemos estender para o homem.

Situação apresentada

Você acabou de dar uma torrada, mesmo sem manteiga, patê, ou qualquer complemento, ao seu cão. Como elucidamos, a alimentação é uma das fontes de Prazer, senão a mais importante, para os animais.

Após consumir com voracidade a primeira porção que você lhe deu, o animal volta rapidamente, e se posta estático à sua frente, fixando o olhar em sua direção, em óbvia atitude de "quero mais".

A explicação para tal atitude é simples. Como aquilo que o animal acabou de fazer foi PRAZEROSO, ele quer REPETIR o evento anterior, voltando à FONTE de onde veio o OBJETO DE PRAZER.

E como foi você, o dono dele (em nosso linguajar) que deu este Objeto de Prazer, ele se posta à sua frente. E no entendimento do cão, ele espera que SEMPRE haja mais. E se espera que SEMPRE haja, sua atitude é REPETIR o ritual que deu origem ao PRAZER.

Repetir

Pelo exemplo do cão, constatamos uma das origens da Repetição: a busca do prazer. A consequência é aquilo que conhecemos como VÍCIO. Nossa própria vida é um estabelecimento constante de rituais, hábitos, para estarmos constantemente Repetindo comportamentos e procedimentos.

No âmbito mais profundo, REPETIR é o processo de manutenção de uma Rede Neural. Quando esta Rede Neural percebe que está sendo pouco irrigada (de sangue), ela clama por estímulo, para ser alimentada (de nutrientes). E isto é tanto mais verdadeiro quanto mais a Rede Neural está conectada aos órgãos e sistemas que trazem prazer.

Prazer

Vamos dar o exemplo do Prazer Sexual, no topo do ranking dos prazeres. Já viram o que um homem ou mulher é capaz de fazer para obter o Prazer Sexual ? Alguns enterram a sua vida e seus recursos em troca deste prazer.

Espírito de Emulação

O Espírito de Emulação é o que poderíamos chamar de "Fonte de Prazer por Ricochete". O indivíduo observa o outro, e detectando pela sua linguagem corporal e emocional que este outro parece estar auferindo prazer, pois é tão humano quanto ele próprio, também quer Repetir o ato observado, para usufruir do mesmo Prazer.

É o que acontece com drogados, motoristas de rachas, etc.

Conclusão

Pelo próprio observar de nosso Universo, com numerosos ciclos repetitivos, constatamos a raiz mais comum dos atos da vida, seja de um homem, seja de um animal: a repetição.