sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Falta de atenção nas crianças


Para início de abordagem, temos que desprezar os aspectos morfológicos e fisiológicos (que seriam como o hardware do computador) do cérebro e partir para a abordagem de comportamento e expressão (software).

Este comportamento e expressão é melhor explicado por aquilo a que se vem dando o nome de REDES NEURAIS. Cada TEMA ou ASSUNTO que aprendemos e/ou lidamos começa a “recrutar” neurônios na memória para coletar os conhecimentos a seu respeito. Estes neurônios estabelecem a “base de dados” de um TEMA em particular, armazenando Entidades, Atributos e Ações Possíveis (métodos e procedimentos) a ele relativos.

Quanto mais o indivíduo estuda a respeito deste TEMA, ou quanto mais solicitam conhecimentos sobre ele, mais ATIVA e aumentada vai se tornando esta REDE NEURAL específica.

Nas crianças, poucas são as REDES, e, pior, menos interligadas elas são. Seu vocabulário é menor, e a própria primitividade das suas REDES é fator impeditivo para o seu crescimento. Em outras palavras, e mais objetivamente, podemos dizer que:


  • O interesse primordial, e portanto sua maior REDE NEURAL, está relacionada às brincadeiras. Seu conhecimento é mais CONCRETO (como dizem os pedagogos) pelo fato de ainda não terem sido introduzidos aos conceitos abstratos1;
  • Os interesses secundários, como higiene e estudos, tem REDES menores, não pela dificuldade de serem formadas, mas pelo fato de coexistirem com as Redes maiores, que “sugam” a energia da criança;
  • O mundo lúdico, a princípio, tem seu crescimento facilitado pela ligação com a REDE NEURAL motora, e como a criança é uma exploradora nata, por ter chegado recentemente a este mundo e por ainda não conhecer praticamente nada, esta Rede Motora está muito estimulada. Por qualquer coisa a criança está correndo, se mexendo, não suportando ficar em um lugar parada;
  • O conhecimento formal, ou seja, via escola, é dado ainda de uma forma tutelada pelos professores. Neste terreno, as crianças, em sua esmagadora maioria, não partem em busca de seus próprios conhecimentos, apoiadas na crença de que podem sempre esperar que um professor as conduza. A própria tradição de serem levadas PELAS MÃOS dos pais fortalecem este modo relaxado e esperançoso; 


A idéia de pais instrutores não encontra respaldo na vida moderna, pois o tempo de coexistência familiar sofre concorrência da jornada de trabalho. O vínculo afetivo em muito ajuda a fixação e expansão do aprendizado;

Um cenário infantil

Esta figura mostra as áreas de interesse de uma criança, as ligações, e as proporções de interesse que ela tem para cada uma delas:



Onde não existem ligações, realmente é para se ter a idéia de que o campo referido é encarado como apenas um fragmento. O cerne da vida real desta criança hipotética são as brincadeiras, como previsto pela psicologia comportamental.

Estudo, Higiene Pessoal e Escola são áreas de menor interesse. A Escola, no entanto, dispara neste indivíduo a lembrança dos Colegas. E colegas lembram brincadeiras. Este tipo de ligação entre uma área de pequeno interesse e áreas de grande interesse é um canal para as finalidades didáticas e projetos mais sérios. Seriam as brincadeiras com finalidades mais sérias um pretenso canal para se tentar fazer a criança aprender. No entanto, a intenção de quem tenta usar este canal, apesar de ter fundamento, pode redundar em absoluto fracasso.

O uso de "canais"

Este canal do lúdico para o sério deve ser visto como bem longo e estreito. Na figura apresentada, por exemplo, pode-se interpretar que ligar o estudo aos colegas pode conduzir a criança aos interesses da escola. Mas o observado, na prática, quando colegas de escola se juntam, é o direcionamento para as brincadeiras. O diagrama está coerente.

O correto seria, teoricamente, transformar as brincadeiras, seja com colegas, ou não, em "desculpas" para mostrar coisas mais sérias. A Internet com o Youtube está no sentido inverso, pois apesar da quantidade de aulas disponíveis na rede, a tendência é a pessoa procurar as chacotas, as "videocassetadas", as piadas e brincadeiras de mau gosto.

Reduzir o tamanho das áreas

Teoricamente, novamente, resta apenas reduzir as áreas que não interessam às finalidades sérias, como por exemplo reduzir o tempo das brincadeiras, restringir o contato com os colegas fora do horário de aulas, reduzir o horário de videogames, MSN e outras baboseiras típicas de nossa época.

Conclusão

A abordagem aqui feita foi somente com base em ÁREAS DE INTERESSE e não sobre preconceitos contra atividades tecnológicas ou modernas.


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