sábado, 27 de agosto de 2011

Raízes linguísticas da Violência

Preocupados em deixarmos ou não nossos filhos entrarem em jogos on line de tiroteio (tiro em primeira pessoa ou FPS em inglês "First Person Shot", iniciamos uma discussão no terreno da psicologia e da linguística.

Chegaremos a boas conclusões se analisarmos o significado e os significandos associados a violência.

As representações das idéias, no caso da violência

Pelo símbolo direto

O símbolo direto da violência são as armas. Os jogos on line de tiro apresentam diretamente os símbolos da violência (pela idéia leiga, popular): armas, uniformes camuflados e os tiros.

Pelo ato

A criança vê o pai batendo na mãe ou nos irmãos, em uma frequência importante, e com danos importantes à integridade física e de apresentação (olhos roxos e marcas vermelhas na pele), ou com instrumentos e métodos incomuns quando se trata de uma simples briga familiar ( brasa de cigarro, ferro quente, bastão de madeira ou ferro).

Pela disputa verbal

A criança vê os irmãos se ofendendo por motivos absolutamente fúteis, de maneira torpe, exagerada e batendo as portas dos quartos, com gritos e alteração audível da voz. Também vê o pai ofendendo a mãe de forma humilhante, ou vice versa.

Pela negação do ato

É a omissão ou surdez voluntária. Alguém pede uma coisa à mãe, ao pai ou ao irmão, e não obtém nunca resposta, numa omissão de convívio. Ato e consequência precisam estar em uma "linha reta", ou seja, se existe ato tem que haver consequência.

Os representantes da autoridade que se omitem são VIOLENTOS. Como a omissão é um ato que nega a defesa diante de uma situação de risco (baixo ou alto), cometido por uma autoridade, no futuro CERTAMENTE alguém será prejudicado. É o exemplo de um prefeito que se omite diante da comunicação a ele de que uma ponte vai cair, e esta vem REALMENTE a cair dias depois. Havendo ou não mortes, houve violência, pois o trabalho gerado pelos cidadãos que pagaram os impostos para construí-la foi jogado fora. Se fosse reformada, nem todo o trabalho teria sido perdido.

Ato com consequência

Ora, se ato DEVE ter consequência, os jogos de tiro e os filmes de violência estão corretos, pois o efeito do tiro é o ferimento, é o sangue, é a morte. As armas estão ali para matar, e o fazem. O jogo é de armas, de tiros e de morte.

Pelos comentários fúteis

A ironia, hipocrisia, cinismo e deboche são atos APARENTEMENTE sem consequências físicas diretas visíveis, daí a sua perversidade. O riso de quem debocha ou faz as ironias não corresponde à cadeia lógica da violência. Quem agride por palavras deve ficar sério, e não rir.

Conclusão

Quanto mais oculto for o significado em relação ao símbolo (como no caso do deboche), maior é o perigo deste símbolo. Suas reais intenções e consequências ficam bem ocultos. É como um espião, que escondendo seus intentos, tudo observa, tudo registra e tudo vai contar secretamente aos inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.