domingo, 12 de agosto de 2012

A paixão, sugadora de recursos do cérebro

Durante o curso de nossa vida, precisamos de fortes apoios afetivos para continuarmos vivendo.

De uma forma mais técnica, baseado no estudo de Redes Neurais, de que os neurônios trabalham em Assembleia para resolver problemas e nas Colunas Neuronais, todos os assuntos já abordados neste blog, o apoio para o cérebro se manter motivado a sustentar o ser que o sustenta (o corpo) é a REDE MAIS DESENVOLVIDA DENTRE TODAS AS OUTRAS.

O indivíduo que tem um ideal tem este ideal em uma REDE NEURAL bem desenvolvida. O tenista tem a Rede Neural responsável pelos movimentos das mãos e braços mais desenvolvida. O aficcionado por carros tem uma Rede Neural repleta das informações sobre este assunto mais ramificada que as demais. E assim por diante.

Portanto, a Rede Neural daquilo que mais motiva um indivíduo é a mais desenvolvida dentre as demais, e por onde circula mais sangue, nutrientes e impulsos.

A Paixão

Quando o indivíduo está apaixonado, ele cria no seu cérebro uma Rede Neural com a aparência do ser amado, suas expressões verbais, o histórico dos encontros que com sua paixão teve, as comidas que este ser gosta, e outras informações pertinentes ao objeto de sua paixão. Em outras palavras, é quase como se criar no Cérebro UMA FORMA NEURAL E VIRTUAL de uma pessoa. Isto é fantástico e é GRAVE no sentido de que pode levar à loucura.

Existe uma música de Vanderly que diz em uma de suas frases "que querem SER o outro". Esta é uma expressão da Rede Neural de que falamos levada ao seu mais alto grau: o ser amado acaba indo MORAR na mente do apaixonado. Um dos lados bons do casamento é que esta Rede com uma imagem idealizada (pois o cérebro acaba fazendo inferências cada vez mais inexatas e idealizadas) vai se desfazendo aos poucos, e dando lugar ao que o ser amado REALMENTE É. Não existe nada mais sadio do que a imagem real das pessoas.

 Uma pessoa é um ser de carne, virtudes e defeitos

Graças a Deus. Imagens ideais se conseguem fazendo estátuas, desenhos, romances, e todas as outras formas artísticas que ajudam em nossa fuga da realidade e em nossa catarse, para que não se caia no abismo da loucura.

Nossa vida tem várias fases, e uma delas é a paixão, para que encontremos alguém. Mas se esta paixão demora a se realizar, e toma a forma de um monstro cerebral, uma Rede Neural gigante e tirana, deve ser reconhecida e abandonada.

A vontade

O fenômeno de crescimento e domínio desta Rede da paixão é tão válido, que é capaz de impulsionar a nossa Vontade a fazer coisas que seriam impossíveis no domínio completo da racionalidade. O bombeiro se enfia em um incêndio para salvar uma pessoa devido à paixão pelo outro, desenvolvida em vários episódios de sua vida que o empurraram a seguir esta profissão, por admiração ao trabalho de resgate de uma vida.

A vontade empurra o atleta a treinar, suportando a dor e o cansaço, pela paixão pela fama, ou superação, ou pelo prazer de atingir um objetivo. E OBJETIVO é apenas uma Rede Neural dentro do cérebro de um indivíduo em particular que clama por crescer (adquirir conhecimento).

A fantasia

Um desejo, uma motivação, à medida em que é alimentado, vai recrutando neurônios para a sua satisfação. Só PENSAR já é uma ORDEM de RECRUTAMENTO de neurônios para formar uma Rede Neural. E quando esta ordem é persistente, a Rede se forma (a Matrix do famoso filme). E quando a Rede se torna suficientemente grande e realimentada, a fantasia toma a identidade de uma obsessão. Então o indivíduo acha que ela é concreta.

Em outro post já mostramos que o Cérebro é o melhor simulador da realidade. Alguém pode achar que a fantasia agora é real, porque o Cérebro é capaz de FAZER a coisa real.

Deus

Devido ao perigo que os pensamentos em coisas terrenas representa para o ser humano, a Bíblia enfatiza que em primeiro lugar se deve amar a Deus. Este amar um Ser Invisível, coisa que parece loucura, não se constitui em fantasia, dado que não temos um retrato de Deus e nunca falamos direta e pessoalmente com Ele. Podemos idealizá-lo, mas nunca como o faz a Paixão, pois não podemos deturpá-lo sem O conhecer totalmente.

A Rede Neural de Deus dentro do cérebro pode crescer mais e mais, pois sua compreensão é muito longa, e não temos notícia de alguém que já O compreendeu em sua totalidade.

No entanto, tem loucos que tentam comparar Deus a pessoas ou coisas existentes, e por isto ficam loucos. A busca por Deus demora toda uma vida, e SERÁ QUE O ENTENDEREMOS ?

Por isto a "paixão" pelos assuntos de Deus são mais sadias, porque não existe idealização por deturpação, coisa que acontece no amor entre duas pessoas. Quando uma pessoa quer mandar na outra em uma relação amorosa, esta relação acaba (e costuma dar em morte). Já na relação com Deus, ele age como Quem manda. Nada mais correto, pois Ele conhece tudo, e nós ACHAMOS QUE CONHECEMOS.

Conclusão

Cuidado com o que você pensa, e o quanto pensa, pois pensamentos podem CRIAR um ser de existência quase Real dentro da mente.


Um comentário:

  1. Maravilhoso! Esclarecedor e confortador. Vou encaminhar para minhas primas. Parabéns. Você é um iluminado.

    ResponderExcluir

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.