domingo, 30 de setembro de 2012

O cérebro, as pessoas e a Internet

Somos devedores dos nossos amigos, colegas, vizinhos, professores, parentes e da Internet em matéria de conhecimento.

Apesar de existir um juízo de valor, serve ou não serve, estas pessoas construíram, sem dúvida, o arcabouço de nosso conhecimento. Dizemos muito:

Aprendi muito com fulano;
Meu professor me ensinou muito;
Meu avô me ensinou ...;

No entanto, isto fica no terreno de transferência de conhecimento, e a análise é muito individual.Centramos o nosso ponto de vista em nosso cérebro, como os antigos acreditavam que a terra era o centro do sistema solar. Mas não é isto. Somos só um NEURÔNIO HUMANO convivendo com uma INFINIDADE DE OUTROS NEURÔNIOS, que são estas pessoas, livros, instituições e com a Internet.

O leitor compreendeu esta ótica ? Ao nus juntarmos às outras pessoas, compartilhando conhecimentos, com um dos Neurônios humanos servindo de NEURÔNIO MESTRE na condução da organização destes conhecimentos, e na direção do diálogo e troca dos mesmos, temos uma Rede Neural de pessoas. Esta Rede tem sido muito corrompida por interesses pessoais. Mas a Internet, por sua impessoalidade, e pela intensa e numerosa troca de informações, anula em grande parte os interesses pessoais.

Se o usuário de Internet quiser negar conhecimento ao público, de nada adiantará, pois para cada indivíduo egoísta existem uns 5 que dão seu conhecimento, seja por altruísmo, seja pela vontade de que os outros vejam que ele sabe alguma coisa. A enormidade de páginas, blogs e fóruns prova tal coisa.

Num significado mais amplo, com a Internet um grande cérebro coletivo foi concebido. Se um grande número de pessoas decidir sair da Rede, as instituições vão resolver fazer uma outra. Aliás,.a gigante Google estaria muito interessada em tomar as rédeas de toda a Internet, pois as melhores ferramentas são da Google, e ela possui calibre para substituir todas as outras.

Conclusão

Nós, humanos, acabamos de nos integrar em raciocínio e informação através da Internet. Já existem pessoas, empresários e profissionais que ficam estressados se a Internet fica lenta ou não funciona a contento.

Um comentário:

  1. Inclusive, meu caro, acredito que a internet substituirá (se é que já substituiu) o quarto poder, que é da mídia televisiva. Acredito que, para tal feito, faltam acessibilidade e desmistificação, sobretudo das pessoas que nasceram antes da informática. :)

    ResponderExcluir

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.