Fala-se muito e nada se diz
Devido à proliferação de canais de TV, abertas e a cabo, o número de programas se multiplicou, bem como o de apresentadores. E como ninguém quer pagar bem, os apresentadores são os mais despreparados, desarticulados, com pouco ou nenhum conhecimento. Daí vem o fato observável ao ouvi-los:
Usa-se muitas frase repetidas
A criatividade e a "pessoalidade" não são mais percebidas. Para não errar, e para não gerar situações constrangedoras, os apresentadores estão preferindo usar as expressões que todo mundo usa, fazer perguntas vazias e ainda elogiar as respostas imbecis.
Nas missas, até as de sétimo dia, mais emocionais, e portanto de tipo que seria de esperar que algo novo e profundo saísse, nada sai. Só frases feitas do cotidiano católico. O mesmo se dá nos cultos evangélicos, onde as expressões que identificam os crentes são utilizadas, reutilizadas, faladas e repetidas, pois parece que todos estão com preguiça de pensar .
Conversa de Político
Um dos principais exemplos da Exploração do Discurso Vazio é a fala dos políticos. Político fala, fala, fala o que as pessoas querem ouvir, e as pessoas acreditam neles, pois a fala é fácil de ser digerida. Exploradores deste tipo de discurso fácil são: Lula, Paulo Maluf, Antônio Roberto, e estes jornalistazinhos populistas dos programas sensacionalistas de "o que está acontecendo pela cidade", e que adoram falar de crimes.
O pseudo-escritor Paulo Coelho é também um explorador deste tipo de discurso: fácil de ler e fácil de engolir.
Causas
A principal causa, no Brasil, é o contexto de bem estar. Os últimos 10 anos de governo federal tornaram o consumo um hábito que suga a atenção das pessoas. Temos crédito, benefícios, turismo, passagem de avião barata, computador, rede social, em suma FACILIDADES. Ora, quando é que aflora a CRIATIVIDADE ? Na hora de superar DIFICULDADES. Sem dificuldades não há crescimento.
O melhor humorismo foi produzido na época da ditadura no Brasil: época de dificuldades.
Outra causa é a HERANÇA DE PERSONALIDADE (Leia o Post Compensação de Incapacidade ). Para quer passar pelo árduo trabalho de desenvolver a consciência, para depois moldar o Caráter e depois construir uma Personalidade ? Como demora, o indivíduo vira um Camaleão, se adaptando aos discursos que prevalecem nos locais que frequenta ou que vive.
Os livros e autores de auto-ajuda, atrás APENAS DE DINHEIRO, também usam o discurso fácil, e encontram milhares e milhares de admiradores.
O Remédio
As pessoas desta geração e da anterior devem ler aquilo que a juventude dos anos 60 e 70 liam: filosofia. A filosofia ajuda a ter várias visões sobre o mundo, para que a pessoa escolha a dela, mas baseada em filósofos verdadeiros, e não destes modernos, que vivem no bem-estar, cuja preocupação não é a busca da verdade, mas a busca de lucro e fama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.