sexta-feira, 12 de julho de 2013

Evidência do Pensamento - Diálogo imaginário com Gerenciador de Interrupções e Processador Central

Na busca pelo mecanismo que usamos para Pensar, vamos analisar uma Conversa Hipotética.

Vamos introduzir o Gerenciador de Interrupções (GI - nosso Eu exclusivamente da parte dos sentidos) e um Processador Central (PC).

Um Estudo de Caso

Vamos propor aqui uma conversa bem interessante entre o nosso EU e ele mesmo. Isto ajudará a levantar evidências sobre o nosso modo de PENSAR. Nesta conversa, o Eu está conversando consigo mesmo sobre o Café da Tarde:

GI: O corpo do nosso Eu está precisando de nutrientes. Sem ele pode entrar em colapso.
PC: Vamos provocar a sensação de fome no Eu.(1)

Eu1: Estou com fome (2)
Eu2: Você tem que comer

O Eu2 é o "Respondedor", ou confirmador do Eu1, neste caso.

A FOME, aqui, é um evento, resultado de processos biológicos, que consumindo os nutrientes, provocam a queda dos níveis das substâncias corporais abaixo do NÍVEL DE ALARME.

O Eu1 então concorda com o Eu2:

Eu1: Eu vou comer.
PC: Coloque a ação de comer como prioritária. Ela estará acima da ação que o Eu está realizando agora.

O Eu1 precisa concordar ou discordar, de forma que o PC administre as ações (PROCESSOS) que o Eu está realizando, de forma que a ação correta seja disparada.

E continua o diálogo:

Eu1: O que eu vou comer ?

O Eu2 varre a memória, escaneando os itens que o PC colocou ai, relacionados com a sugestão de Processo disparada pelo GI. Então o Eu2 faz sugestões de locais. Aqui ele é um consultor de acréscimos, um pesquisador, que complementa as informações, ou seja, um mecanismo de busca.

Eu2: Olhe sobre a mesa da cozinha, sobre a pia, sobre o fogão, dentro da geladeira.
PC: Vou acrescentar os itens Cozinha, Pia, Fogão e Geladeira à Memória do Eu1.

Eu1: Vou comer o pão que está sobre a mesa, com manteiga, que está na geladeira.(3)
Eu2: Comer também se associa a beber. Você vai querer beber algo ? (4)
PC: Vou acrescentar itens de bebida na Memória do Eu;
Eu1: O que eu vou beber ?
Eu2: De tarde, é comum beber um leite. Mas se estiver quente, prefira um suco;(5)
GI: Detectei possibilidades de prazer, relacionadas a Chocolate, Leite e Açúcar, nas LEMBRANÇAS do Eu. Vou trazê-las para a Memória consciente do Eu.
Eu1: Tô doido para tomar um Toddy. Mesmo o tempo estando meio quente, vou preferir. Vou colocar uma pedra de gelo;
Eu2: Evite colocar açúcar;
GI: Vou reforçar a ideia de prazer que o açúcar provoca, elevando a Prioridade desta Ideia na Memoria do Eu;
Eu1: Um pouquinho eu vou colocar;
Eu2: Faça assim, então.
_______________________________________________________________________________
(1) Esta ordem coloca na memória de curta duração (MCD) do Eu ideias de fome, fraqueza, vontade de parar (PAUSA) e comida;
(2) A memória de curta duração do Eu fica com ideias relativas a fome: pão, sal, açúcar. bolo, café, leite, além das ideias de PAUSA, FRAQUEZA e MORTE (Básicas);
(3) O Eu1 fez RELACIONAMENTOS entre os itens disponíveis em sua Memória, no momento;
(4) O Eu2 fez mais Relacionamentos: a ação de COMER está relacionada a BEBER;
(5) O Eu2 é um expert nas associações, um Indexador e Comparador;
(6) Aqui vemos os desejos, que superam certas razões Relacionadas simplesmente pela lógica;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.