domingo, 18 de junho de 2017

Sistema Límbico - Memória, Aprendizado e Emoções

E engraçado ouvir profissionais da psicologia falando sobre as emoções em entrevistas de TV. Os neurologistas preferem não entrar neste terreno, apesar de ser afeto ao seu cotidiano profissional, e de também conhecerem profundamente o aparelhamento cerebral que dispara as reações resultantes daquilo que conhecemos como emoções.

E é por este aspecto, em uma parte voluntarioso dos psicólogos, psicanalistas e psiquiatras, e de outra parte um tanto omisso por parte dos neurologistas, que temos ideias erradas sobre nossas emoções.

Acompanhem o raciocínio absolutamente técnico desta matéria.

O Cérebro possui um sistema dedicado às emoções

Nossas emoções não apenas afloram de nosso ser, como algo puramente metafísico. Elas são provocadas pelo contexto em que vivemos. Portanto, nossas emoções são REAÇÕES. Não existe um TEMPERAMENTO do indivíduo, por simplesmente ele ter nascido de um jeito ou de outro, como expressão puramente humana, como se viesse do Espírito deste indivíduo. Vamos separar as coisas.

O Sistema Límbico

O primeiro fato, ponto de partida de nosso raciocínio, é o de que POSSUÍMOS UM SISTEMA BIOLÓGICO QUE LIDA COM AS INFLUÊNCIAS EXTERNAS denominado SISTEMA LÍMBICO. Do ponto de vista técnico, constitui-se de máquina BIOLÓGICA, denominada SISTEMA LÍMBICO.

Podemos avançar, dizendo que, por ser um Sistema Biológico, por ser baseado em princípios físico-químicos (neurotransmissores, hormônios, proteínas, íons e outros compostos), que ele INTERPRETA A REALIDADE, com todas as suas limitações peculiares.

Já dissemos, em artigo anterior, que o Cérebro é um Simulador da Realidade.

A parte deste Simulador que lida com os DISPARADORES DE ALARMES, mantenedores de nossa sobrevivência, é justamente este Sistema Límbico, do qual estamos falando.

Ele lida com aquilo que conhecemos como MEDO. Tecnicamente (temos a pretensão de definir tal coisa) o Medo é um alarme disparado pelos sentidos, que atinge a nossa Amígdala (um pequeno órgão cerebral) que faz parte deste Sistema Límbico, que evoca Memórias que trazem consigo lembranças de Sofrimento, ou ensinamentos que recebemos (também armazenados na Memória), Certos ou Enganosos, que dizem que aquele Contexto apresentado provocará sofrimento.

As Memórias Enganosas são justamente o objeto com que os psicólogos ou psicanalistas lidam em seu dia a dia.

Os sentidos

Todos os nossos sentidos podem ativar o pequeno órgão citado, a Amígdala, caso um outro órgão cerebral, o TÁLAMO,  que se coloca entre os sentidos e a Amígdala, interprete, baseado também em nossas Memórias, que a situação é uma situação de Perigo, ou digna de despertar simplesmente nossas conhecidas Emoções.

Primeira Conclusão

As Emoções e a sensação de Perigo são frutos de uma interpretação cuidadosa, dependente de um Sistema Biológico, que também consulta a nossa Mamória. Caso estas memórias sejam enganosas, do ponto de vista lógico, porque as experiências do indivíduo podem ter sido traumáticas, o resultado da interpretação pode ser uma falsa sensação de Perigo.

A Memória

A Memória é popularmente conhecida como Lembrança. No entanto, a Memória é muito mais do que isto. A Memória humana não é um conjunto de bits armazenado em um pendrive de Computador, ou em seu disco interno. Fomos privilegiados pela natureza, pois a nossa Memória é "temperada" pelas nossas emoções. O que isto quer dizer ? Quer dizer que os indivíduos só armazenam aquilo que é importante para as suas aspirações em particular.

Por exemplo, dois estão numa aula de tricô. Um homem, que queria ver o significado de tricô e uma moça, muito interessada em aprender esta arte, Quando a aula começa, a moça fica atenta a cada palavra falada pela professora, e aos movimentos que ela faz com a agulha de tricô. Já o homem, decepcionado, pois a aula não é nada que o interesse, dispersa e, ainda que olhe a professora e a ouça, não aompanha as palavras e nem os movimentos que a professora faz.

No caso da moça interessada, seu Sistema Límbico é ativado pela sua CURIOSIDADE (a curiosidade é uma categoria de emoção), e sua Amígdala amplifica a intensidade das informações recebidas pelos sentidos em seu Tálamo, provocando a neurogênese em seu HIPOCAMPO, trazendo memórias do Sistema Motor associadas aos movimentos das mãos, Memorizando os novos movimentos que a professora está apresentando, tornando suas mãos mais ágeis para o manuseio das agulhas de tricô.

Fizemos uma descrição a grosso modo, desta forma, da formação de uma memória estimulada pela Emoção.

No caso do homem, que dispersou, por absoluto desinteresse na aula, seu Sistema Límbico simplesmente fez com que sua estadia na sala de tricô não fosse registrada como devia, captando os detalhes. Se o ser humano fosse um computador, este aluno registraria o que foi dito e mostrado na aula, mesmo sem se interessar pela matéria.

Segunda Conclusão

A Memória é uma faculdade humana dependente de nossas emoções. Memorizar e aprender não é o mesmo que passar o conteúdo de um CD-ROM ou DVD para dentro de um computador.

Situação do Aprendizado nas Escolas

De acordo com as estatísticas  do IPM (Instituto Paulo Montenegro), apenas 8% das pessoas que trabalham, no Brasil, tem condições de Ler e Interpretar o que lêem. Ler e Escrever, simplesmente, não basta.

E como chegamos a esta situação ? De acordo com o que foi exposto aqui, esta situação se deve ao DESINTERESSE dos alunos pelo conteúdo formal apresentado nas escolas.

Quais são as consequências desta situação ?

Não pensemos apenas na dificuldade de emprego. Pensemos em quais serão as consequências para o seu Comportamento. O analfabetismo funcional será, como já é, por definição, uma DEFICIÊNCIA. Uma vez percebida, o indivíduo não terá condições de ter acesso aos empregos e carreiras que exijam uma capacidade mais apurada de Planejar, Executar e Controlar os contextos que lhe forem apresentados.

Teremos uma legião de pessoas trabalhando em tarefas já todas delineadas previamente por aqueles 8 % que são capazes de compreender contextos, de interpretá-los, de melhorá-los e de, inclusive, selecionar aqueles que serão capazes de executá-los, com instruções prévias bem delineadas, Teremos o "Reino dos Procedimentos Padrão prédefinidos". No final, poucos pensarão, e muitos executarão.

Conclusão

O Ser Humano não é só um "homo sapiens"; ele é um "homo sapiens emocionalis". Se ele não se empenhar na escola, se não se conscientizar de que precisa ter curiosidade a respeito dos fatos e dos conhecimentos que a vida lhe apresenta, ele se trannsformará numa mera ferramenta de execução de procedimentos concebidos por uns poucos. Será o novo tipo de portador de uma Deficiência invisível, mas talvez a pior de todas:

A IGNORÂNCIA




Um comentário:

  1. Que bom que ainda podem borbulhar bons artigos, e principalmente sobre aprendizado.
    Temos toda uma estrondosa chuva de artigos sobre toda a espécie de idiotice pela qual o público se interessa, mas sobre cérebro, aprendizado, escola são poucos.
    E sobre emoções lemos e assistimos as mais disparatadas opiniões, que induzem o brasileiro ao engano.
    Nas escolas, os professores mais considerados são os que falam o que os alunos, um bando de ignorantes, quer ouvir.
    Os que querem transmitir conhecimento sofrem gozações e até abaixo-assinado para serem retirados da escola.
    Tem vários alunos bebendo dentro de sala de aula. Vai de cerveja a Whisky. Tá duvidando, entra na Universidade prá comprovar.

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