Em busca da Fisiologia do Córtex Pré-Frontal
Evolução das Colunas Neuronais
O primeiro (em busca da fisiologia ...) expôs o momento prático da vida em que este subsistema cerebral entra em ação (se bem que está presente em todos os nossos momentos da vida que envolvem planejamento, sequência e tomada de decisão).
O segundo (Evolução das colunas neuronais) mostrou como nosso Córtex Global vai acrescentando informações CATEGORIZADAS, ou seja, falando mais concretamente, em suas colunas mais lógicas. E estas colunas se organizam sob a lei conhecida como Lei de Hebb. E como esta Lei se manifesta, em termos práticos ?
Vejamos como isto se dá, dando como exemplo a Coluna dos referenciais, vista no post anterior:
Quando a pessoa está apreciando um contexto onde se diz a ela que algo está "acima" de outra coisa, esta Coluna Neural é SENSIBILIZADA, no Cortex Cerebral. A ideia de "acima" recebe um forte estímulo, mas junto com ela, em menor intensidade, são sensibilizadas as ideias de "Em cima", e seus opostos "Abaixo" e "Embaixo", pois uma ideia imediatamente sensibiliza seus opostos.
Este comportamento é o que reza a Lei de Hebb: "Neurônios associados são ativados conjuntamente". Se eles não estavam conectados antes, pelo fato de serem ativados juntos, acabam se ligando um ao outro.
E onde entra o Cortex Pré Frontal nisso
O Cortex Pré-Frontal é justamente o indexador destas colunas, tão cuidadosa e exaustivamente construídas e organizadas, ao longo da vida do indivíduo. Mas ele não é só um indexador, adiantemos, para evitar más interpretações.Já reparou que é mais fácil pensar por categorias ?
Suponhamos que alguém te peça para enumerar palavras iniciadas com a letra "A". Você terá enorme dificuldade tanto para começar a ditar as palavras, como para continuar achando as demais.
No entanto, se alguém te pedir para enumerar frutas, você fará esta tarefa com mais facilidade. Esta "contradição" foi apresentada pelo professor Alberto Del Isola, em uma de suas palestras para estudantes que estavam ali para aprender melhores técnicas de memorização, para fazerem a prova da OAB. Na época, fiquei muito intrigado com aquilo, e agora posso apresentar a vocês, leitores, a razão.
Prestem bem a atenção.
Nossas Colunas Neuronais não são ordenadas alfabeticamente. Se assim fosse, 26, no caso de quem fala português, seriam suficientes. Mas, felizmente, não é assim.
Nossas Colunas Neuronais são organizadas em categorias, e o nosso Cortex Pré Frontal, o subsistema da maturidade individual, é como o índice utilizado nas bibliotecas, para achar os livros pelo Tema Principal.
Simples assim. E além disso ele perfaz:
- Comparações;
- Memória de curta duração;
- Organiza sequências de etapas/tarefas;
- Análise de um contexto;
- Síntese a respeito de um contexto;
- Induções;
- Planeja a conduta conforme o local e pessoas presentes;
- Estabelece leis para o seu grupo de convivência;
- Reconhece conceitos avançados como política, sociedade, nação, país, mundo, universo e ... reino espiritual.
Diagrama Final
No próximo Post tentaremos descrever as funções avançadas do Cortex Pré Frontal, de forma sempre esquemática e prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.