domingo, 12 de junho de 2011

Etapas, ordem e prioridade

Algumas coisas são importantes. Algumas coisas vem antes das outras. É preciso se fazer algumas coisas para se ter um resultado.

A diferença entre a maturidade do adulto e da criança está na percepção de que é preciso perfazer etapas antes de se atingir um objetivo, ou seja, não basta querer para ter, é preciso fazer. Isto é a base para o aprendizado:

Querer => Fazer => Ter

Teórico e incompleto porque é uma fórmula muito geral.

Além da necessidade de reconhecer as etapas, ainda existe a ordem na qual elas devem ser feitas, para que não se chegue na hora de fazer algo quando alguma coisa para este algo está faltando.

E para piorar, existe a questão da prioridade. Existem coisas que devem ser feitas antes das outras por uma questão de preenchimento de requisitos básicos. Nos projetos de vulto, a obtenção da verba costuma ser uma prioridade.

Prioridade

A maturidade, assim como a personalidade, também é reconhecida pela definição correta de prioridades. Uma das maiores pragas de nosso tempo, onde prazos, orçamento e paciência acabam estourando, é a indefinição ou constante mudança de prioridades. Resultado: muda-se as prioridades a toda hora, e desta forma trabalhos são perdidos, mais dinheiro é gasto, o estresse aumenta. Empregados arranjam então outro emprego, ou mudam de área, ou entram de licença médica. Faltando empregados, o prazo estoura, Mais estresse, perda de verba, o líder se desorienta e muda mais ainda as prioridades, num ciclo vicioso. Daí vem o desperdício e a ineficiência.

Mas o que é prioritário ?

Em primeiro lugar, na indústria e no comércio, é o foco no objetivo da empresa. Produtos bons com preço compatível. Na construção civil, portanto, edificações confiáveis, modernas, a custos compatíveis. No escritório de advocacia, boas defesas, completas, para evitar os infinitos recursos. Nos Recursos Humanos, promover realmente o crescimento dos funcionários, para não ocasionar estresse, rotatividade e desmotivação, raízes dos numerosos processos trabalhistas.

Como definir etapas?

Conheça seu negócio, faça sua Gestão de Conhecimento, selecione bem seu pessoal, faça simulações, estude o mercado. Ao definir as etapas você encontrará a ordem. E ordem é lógica. Estude toda a área linguística que permeia seus processos. A ordem e as etapas estão "escondidas" na linguística do seu negócio. Enquanto o "achismo" de alguns não for deixado de lado, teremos processos definidos de forma errada, e se funcionarem serão ineficientes.

Quanto à Lógica, vem sendo muito esquecida. As pessoas estão tão preocupadas com redes sociais e trabalho em grupo que esqueceram-se de estudar lógica. Até em processamento de dados os estagiários e profissionais não se interessam mais por isto, devido à proliferação de ferramentas de solução que trazem muitas coisas prontas.

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