quinta-feira, 16 de junho de 2011

A mentira sempre provoca outras perguntas

Conversando com meu filho pré-adolescente tive uma luz:

Uma mentira acaba provocando mais perguntas

Estava explicando para ele que é mais fácil falar a verdade, pois aí a conversa acaba logo, sem se ter que fazer mais esforço. A verdade é econômica.

Dei a ele um exemplo. Perguntei:

- Você gosta de estudar ?

Ao que ele respondeu:

- Não.

Então eu lhe disse:

- Viu, não tenho mais perguntas. Você foi honesto.

Se eu tivesse perguntado a ele se iria estudar à noite, ele poderia me responder:

- Vou.

Então eu perguntaria:

- Vai mesmo ? Toda noite você só fica jogando videogames. Vai largar o jogo?

Ao que ele responderia:

- Hoje eu vou estudar. Eu prometo.

E eu:

- Então você promete ?

E ele responderia:

- Prometo.

E eu retrucaria com aquelas frases comuns:

- Quero ver. Hoje nós vamos saber se você é um bom menino.

Meu filho se riu destas razões. Lembrem-se:

A verdade é econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.