segunda-feira, 23 de maio de 2011

Falta de atenção ou tendência ao erro

Em um dos posts deste blog (a tendência do cérebro é errar) já introduzimos a teoria sobre o assunto. Agora vamos apresentar o caso prático.

Em uma sala da quinta série de uma escola particular, foi apresentada em prova a seguinte questão:


O parque nacional da Serra da Canastra recebe 432.450 visitantes por ano. Calcule o número de visitantes por mês. Dê a resposta sem as casas decimais.

Vejam o cálculo que o aluno colocou no espaço para a resposta:


Olha só a confusão que a criança fez, dividindo o número de visitas não pelo número de meses do ano (12) e sim pelo número de dias do mês.

É muito fácil resumir o problema a um simples "falta de atenção". Não se trata disto. É preciso entender nosso comportamento frente às numerosas e complexas redes neurais de nosso cérebro.

Quando se fala em noção de tempo, temos que acessar os conceitos de ano, mês, semana, dia, hora e minutos. Com tantos conceitos, o indivíduo precisa de um tempo maior para selecionar a informação correta. O aumento da reserva de conceitos (conhecimento) traz, em contrapartida, a maior tendência à acessar as informações erradas.

Observe o diagrama:


A tal da "atenção" chamaríamos de Foco (palavra muito em uso ultimamente). Todo o diagrama representaria as duas redes neurais sendo acessadas: Divisão e Noções de Tempo.

O aluno escolheu corretamente o primeiro número da divisão. Mas o problema não deu o segundo número, pelo qual ele tem que dividir o número de visitantes. Ele deve encontrar este número em sua rede de conceitos sobre o tempo. A ligação entre cada noção de tempo com a outra é o número que relaciona o par. Por exemplo, 60 liga hora a minuto porque a hora tem 60 minutos.

O nosso aluno acessou mês em sua rede neural de tempo, no entanto, devido a um problema de foco escolheu o coeficiente 30, próximo de mês, mas não o valor correto pedido. Quando erramos, não cometemos erros estapafúrdios, mas pequenos erros com consequências muito erradas. O número 30 escolhido pode estar bem longe de 12 (mais que o dobro), mas está localizado, na rede neural, bem próximo do mês.

Como solucionar este "problema de atenção"

Muitos diriam, em suas recomendações para se fazer provas ou concursos, que é preciso respirar antes de resolver uma questão. Nós já dizemos que, para cada conceito envolvido, deve ser feito um diagrama, colocar os conceitos associados, e duvidar da própria escolha.

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