sábado, 27 de agosto de 2011

Raízes linguísticas da Violência

Preocupados em deixarmos ou não nossos filhos entrarem em jogos on line de tiroteio (tiro em primeira pessoa ou FPS em inglês "First Person Shot", iniciamos uma discussão no terreno da psicologia e da linguística.

Chegaremos a boas conclusões se analisarmos o significado e os significandos associados a violência.

As representações das idéias, no caso da violência

Pelo símbolo direto

O símbolo direto da violência são as armas. Os jogos on line de tiro apresentam diretamente os símbolos da violência (pela idéia leiga, popular): armas, uniformes camuflados e os tiros.

Pelo ato

A criança vê o pai batendo na mãe ou nos irmãos, em uma frequência importante, e com danos importantes à integridade física e de apresentação (olhos roxos e marcas vermelhas na pele), ou com instrumentos e métodos incomuns quando se trata de uma simples briga familiar ( brasa de cigarro, ferro quente, bastão de madeira ou ferro).

Pela disputa verbal

A criança vê os irmãos se ofendendo por motivos absolutamente fúteis, de maneira torpe, exagerada e batendo as portas dos quartos, com gritos e alteração audível da voz. Também vê o pai ofendendo a mãe de forma humilhante, ou vice versa.

Pela negação do ato

É a omissão ou surdez voluntária. Alguém pede uma coisa à mãe, ao pai ou ao irmão, e não obtém nunca resposta, numa omissão de convívio. Ato e consequência precisam estar em uma "linha reta", ou seja, se existe ato tem que haver consequência.

Os representantes da autoridade que se omitem são VIOLENTOS. Como a omissão é um ato que nega a defesa diante de uma situação de risco (baixo ou alto), cometido por uma autoridade, no futuro CERTAMENTE alguém será prejudicado. É o exemplo de um prefeito que se omite diante da comunicação a ele de que uma ponte vai cair, e esta vem REALMENTE a cair dias depois. Havendo ou não mortes, houve violência, pois o trabalho gerado pelos cidadãos que pagaram os impostos para construí-la foi jogado fora. Se fosse reformada, nem todo o trabalho teria sido perdido.

Ato com consequência

Ora, se ato DEVE ter consequência, os jogos de tiro e os filmes de violência estão corretos, pois o efeito do tiro é o ferimento, é o sangue, é a morte. As armas estão ali para matar, e o fazem. O jogo é de armas, de tiros e de morte.

Pelos comentários fúteis

A ironia, hipocrisia, cinismo e deboche são atos APARENTEMENTE sem consequências físicas diretas visíveis, daí a sua perversidade. O riso de quem debocha ou faz as ironias não corresponde à cadeia lógica da violência. Quem agride por palavras deve ficar sério, e não rir.

Conclusão

Quanto mais oculto for o significado em relação ao símbolo (como no caso do deboche), maior é o perigo deste símbolo. Suas reais intenções e consequências ficam bem ocultos. É como um espião, que escondendo seus intentos, tudo observa, tudo registra e tudo vai contar secretamente aos inimigos.

sábado, 20 de agosto de 2011

O cérebro e Deus

Neste blog tratamos do cérebro como ferramenta séria de sobrevivência e da maravilha de suas potencialidades.

E de tão maravilhoso, querem inverter as coisas e transformá-lo na "origem da idéia de Deus na vida humana". Em outras palavras, Deus seria algo que o cérebro, por sua constituição e estrutura, não poderia deixar de criar.

Bazófias de tal espécie saíram na conceituada revista Superinteressante, na Deutsche Welle e outros veículos, e receberam títulos como:


  • O que faz o cérebro acreditar em Deus;
  • Deus mora no cérebro;
  • Deus é coisa de sua cabeça;
  • O poderoso Deus chamado cérebro;


Não é preciso falar muita coisa para mostrar que esta forma de ver esta relação é um absurdo. Basta observar o mundo. Perguntamos:

O mundo é bom ou é mau ?

A resposta para a maioria das pessoas é que ele é mau, os romances, novelas, fatos históricos e a política o demonstram claramente.

Ora, se o mundo é mau, e a culpa é principalmente do homem, e o homem é guiado pelo seu cérebro, o cérebro tem mais vocação para o mal. Portanto, Deus não mora no cérebro, e este órgão não foi preparado pela natureza com uma área para crer em Deus. Se assim fosse, logo que amadurecesse, o ser humano creria em Deus, e não precisaríamos das correntes religiosas e de suas missões e congregações para enfiar na cabeça dos tolos que Deus existe.

Para o povo em geral, que engole tudo o que é ruim, basta um cientistazinho mostrar que durante momentos de crença certas áreas do cérebro são ativadas, que esta celeuma recomeça. Um destes casos foi o do médico Andrew Newberg que escreveu um livro sobre o assunto, o outro foi Timothy Leary, e assim vai. Eles querem apenas vender livros e escolhem temas compatíveis com este propósito. O mesmo ocorre em relação ao jornalista que comenta os crimes, pois este assunto dá ibope. É só isto.

Conclusão

Se você quer saber sobre Deus, leia a Bíblia. Mundo espiritual entende-se por vias espirituais, e não por teses biológicas.

domingo, 7 de agosto de 2011

O cérebro humano e o Poder - Abordagem linguística

O Poder é um complexo de sistemas integrados no cérebro humano.


Se o Poder fosse uma unidade cerebral restrita, seria fácil controlar a sua "sede" no ser humano. Como, pelo contrário, ele depende do EQUILÍBRIO de vários sistemas, basta um deles ser malformado, para que o ser humano se comporte mal e ABUSE DO PODER.


A Comparação


Sem mencionar esta operação fundamental do raciocínio, não podemos explicar o CONTROLE e o ABUSO observados no ser humano em suas ações. CONTROLE significa agir em torno da MÉDIA e ABUSO significa ultrapassar os limites toleráveis, em direção do DEMASIADO.


Diagrama


Confira, no diagrama, a escala de valores à direita da Comparação.

Quem é beneficiado pelo Poder ?

Nossas autoridades (diz-se autoridades, mas realmente são REPRESENTANTES delas), bem como o Pai e a Mãe, dentro da casa, deve estabelecer quem será beneficiado pelo uso do seu PODER em uma situação.

Se uma AÇÃO for tomada para beneficiar indivíduos, ela é pobre. Se for beneficiar uma Instituição, ela é ideal. Mas se exceder esta escala, é puro PODER sem benefícios, que pode prejudicar alguém ou ela mesma.

Ótica pessoal de quem exerce o Poder

Se a AÇÃO a ser btomada é uma Obrigação, não há o que questionar. Se a AÇÃO envolve Preferência, provavelmente chegou aos ouvidos da Autoridade uma série de sugestões e possíveis Ações.

No entanto, se quem exerce o Poder (Autoridade) tem um QUERER, a coisa se complica. Este Querer deve ser direcionado para a Necessidade da Instituição. Se esta Necessidade descambar para o lado Biológico ou Psicológico da Autoridade, houve decisão para a Necessidade do representante da Autoridade, portanto a Ação a ser tomada será inapropriada.

Por exemplo, ao escolher uma secretária, um gerente faz a escolha baseada na aparência e no desejo que sentiu pela candidata. O resultado será um desastre. Se fizer baseado na competência, a Instituição será beneficiada, e tudo correrá bem.

Por que o Poder corrompe

O mais correto seria, em nosso diagrama, perguntar:

Onde é que o poder corrompe ?

A resposta está na escala de valores, em primeiro lugar. Ao se exercer o Poder prolongadamente, toma-se consciência de quão grande é o seu alcance. Só que uma parte do seu alcance invade o terreno do DEMASIADO.

Em segundo lugar está a confusão entre Autoridade e Representante da Autoridade. Quem exerce o Poder é Representante da Autoridade e não esta Autoridade em si.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Até onde o cérebro da criança pode ir na matemática ?

A matemática é uma ciência abstrata por excelência. Seu mundo é um império a parte, com regras próprias, complicadas e diferentes do que se observa entre o homem e o cotidiano.

O cotidiano do homem é feito com movimento e de leis sociais. O movimento precisa ser feito e não medido. As leis sociais também não levam em conta medidas precisas, mas um meio termo detectável pela razão, evitando a falta e o exagero ao mesmo tempo.

Já a matemática exige medidas do pouco e do muito, do muito pouco e até do muito de dimensões astronômicas. Nem cogitamos viajar para a estrela mais próxima, no entanto nos lançamos à difícil tarefa de medir esta distância, mesmo que não possa ser percorrida utilizando todo o tempo de nossa vida. Ou seja, a matemática possibilita ultrapassar os limites dentro dos quais estamos fisicamente aprisionados.

O problema do tempo da viagem

Um exemplo de controle do cérebro em termos de estabelecimento de uma linha direcional de raciocínio, divisão em etapas de um objetivo em metas e de reconhecimento de unidades é o do cálculo de tempo de viagem:

Uma pessoa sai de casa para viajar às 8:30 da manhã. Viaja por 4 horas e faz uma parada para almoço por 45 minutos. Terminado o almoço, dirige por mais 2 horas e 15 minutos, chegando ao seu destino.

Qual foi o tempo total da viagem ?

Primeiro será preciso explicar à criança que o problema se refere à uma viagem composta de três etapas. E então, dever-se-á utilizar argumentos que combatam a ansiedade da criança em ver o problema resolvido logo e a preguiça da mesma em entender as etapas de uma viagem. Isto deverá ser feito com um desenho bem colorido:


Mostre à criança que cada retângulo é uma etapa ou "pedaço" da viagem.

Primeira etapa

Pergunte à criança que horas teremos 4 horas depois das 8:30. Diga-lhe que esqueça, por ora, o resto da viagem, e se preocupe só com esta parte. Provavelmente, ela lhe responderá da forma certa: 12:30. Existe uma chance razoável dela dizer 12:00, pois a hora composta, para pequenos adultos se apresenta como algo de percepção apressada e incompleta. Eles se concentram nas horas, pois elas são mais significativas do que os minutos. Algo parecido ocorre com a interpretação dos números com casas decimais: olhamos com mais atenção para a parte inteira, e desprezamos as casas decimais.

Segunda Etapa

Faça um novo desenho com o resultado da primeira etapa:


Comemore com a criança esta etapa, peça que ela respire, e concentre-se na segunda etapa. Agora estão envolvidos minutos, e um "vai um" caso ultrapassem 60 minutos. Mostre que com mais 30 minutos, destes 45 da segunda etapa, chega-se às 13:00 horas. Pergunte à ela quantos minutos sobram dos 45 após se usar estes 30. Mostre que é só uma subtração (45-30=15). Estes 15 minutos se somam às 13:00 horas. Temos então 13:15.

Terceira etapa

Faça um novo desenho com o resultado da segunda etapa:


Novamente mostre entusiasmo "chegamos até aqui, estamos quase no fim, vamos vencer". Explique à criança que agora se trata de uma soma de duas quantidades de horas com a "casa" das horas e a "casa" dos minutos. Faça então as 13 horas mais as 2 horas (15 horas). Diga a ela que vocês não podem esquecer os minutos: 15 minutos mais 15 minutos (30 minutos). Juntando as duas partes - 15 horas e os 30 minutos - temos 15:30 horas.

Esta é a resposta final. Pule bastante, bata palmas com a criança, abrace-a, para promover um momento de felicidade associado à resolução de um "enigma".

O principal

Explique que ao fazer o problema em partes, ao se avançar a cada etapa, cuidadosamente, estamos seguros de que a etapa anterior está correta. Mostre que é preciso paciência para se fazer algo bem feito.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O que um NÃO faz com o cérebro

Um NÃO é um criador de INTERMEDIÁRIOS.

INTERMEDIÁRIOS podem ser ETAPAS, CONDICIONAIS (regras, leis).

Cenários de uso do NÃO

A criança pequena (1) chega perto de uma tomada de energia da sua sala (2) pela primeira vez, e (3) estende a mão para (4) colocar o dedo no orifício da tomada. Você, então, diz para ela em tom de reprovação (o tom é importante):

Fulano (nome da criança), nãaaaaaao.

Ela olha para você, olha para a tomada, e olha para você de novo. Depois podem vir suas explicações, a gosto do freguês.

Este NÃO será o contorno para uma nova Regra ou Lei, que provocará uma PAUSA toda vez que esta criança, e até quando adulto, chegar perto de uma tomada. Isto fará parte da rede neural de DISPOSITIVOS E SITUAÇÕES PERIGOSAS, tão importante para a segurança e instinto de autopreservação desta pessoa.

Fluxogramas

Os fluxogramas são diagramas úteis para se mostrar os caminhos do comportamento.

O primeiro fluxograma da criança para o cenário citado é:

Ver - colocar a mão





Após o NÃO da mãe/pai/babá/professor, ele passa a ser:

Ver - Se for tomada, não colocar meu dedinho, senão colocar a mão



Esta condicional, como todas condições, enriquece as nossa redes neurais de "caminhos" e passa a produzir novos neurônios. O questionamento passa a existir, pois em cada local da rede neural onde haja uma bifurcação, "trifurcação", "tetrafurcação", e assim por diante, haverá uma PAUSA. Moralmente surge na vida deste indivíduo a ESCOLHA.

As escolhas

Então o NÃO fez surgir a ESCOLHA. Não é preciso dizer muito, por ora, pois este blog é mais técnico do que religioso ou moral. Podemos apenas dizer, por ora, que o que identifica cada um de nós como uma pessoa são nossas escolhas.

Conclusão

Se quisermos entender o cérebro, precisamos, entre outras coisas, estudar o significado do NÃO. Ele é a peça de articulação mais utilizada nas malhas das redes neurais.

Contra-argumentação

Mas no fluxo que vimos, existe tanto o Sim quanto o Não, por que valorizar o Não ? A resposta reside em nossos centros emocionais. O Sim significa você continuar no seu caminho natural. O Não estabelece uma contrariedade, e o ser humano não gosta de contrariedade, acionando seus centros emocionais. As nossas emoções são ficam mais exaltadas quando somos contrariados, e as memórias se formam melhor quando um fato aciona os centros emocionais.