sábado, 7 de julho de 2012

Evoluindo do pensamento dual para Consciência

No post anterior abordamos o pensamento dual básico do ser humano.

Temos de prosseguir, utilizando este pensamento dual para compor as camadas mais evoluídas do Raciocínio, para sermos reconhecidos como humanos verdadeiros, e não animais de dupla decisão.

Os valores espirituais, éticos e morais

Se eu estou diante de determinada situação, como um bombeiro, e me vejo em perigo, o Raciocínio Dual me impele a FUGIR da situação. Então eu me abstraio deste modelo, egoísta em sua origem, e submeto a situação aos três escopos que fazem do homem este ser diferente:

Espiritual: Eu tenho uma alma, e outras dependem de mim.

Ético: Eu fiz um juramento como bombeiro, e nele estava o aspecto de salvar uma outra vida (aqui é uma vida, e não uma alma).

Moral: Tendo os meios, e sabendo que existe uma grande possibilidade de salvar meus companheiros que já estão no incêndio e pessoas, que me fizeram ter certeza que estão lá, precisando de ajuda, eu tenho que entrar e cumprir com o meu dever.

Desta forma, eu tenho que entrar no incêndio, e fazer o meu trabalho.

A consciência

A consciência ultrapassa os valores éticos e morais, pois mesmo eu não sendo bombeiro, eu me projeto para dentro do incêndio, e digo para o meu ser:

PODIA SER QUE FOSSE EU QUE ESTIVESSE PRECISANDO DE AJUDA

Isto, principalmente, nos distingue de seres guiados por leis, normas e regulamentos. A consciência, desenvolvida através de valores espirituais da civilização humana, mesmo que não tenhamos fé, pode ser despertada para seguir as idéias e conceitos mais enraizados na face espiritual do ser humano. Afinal, feitos à imagem e semelhança de Deus, guardamos esta face, mesmo que ela esteja lá nas profundezas do inconsciente adormecido.

Como um ser programado, já que nem nós mesmos sabemos com precisão o nosso propósito nesta vida, nem quem a inventou (falo como um ateu), obedecemos a uma programação bem básica, que nos colocou uma estranha sensação de SABERMOS QUE ESTAMOS VIVOS. À esta estranha e indescritível sensação damos o nome de CONSCIÊNCIA.

Conclusão

A evolução do pensamento Dual, temperado com os diversos fatores do contexto humano, leva ao pensamento CONSCIENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.