quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pensamento dual básico - Lógica binária

Em certas situações de nosso interesse, costumamos perguntar às pessoas o que acham ou acharam de determinada coisa: um carro, um filme, uma comida, etc. E recebemos uma resposta pobre, curta e infantil:

É bom. Eu gostei.

Esta resposta faz parte da lógica básica dual da raiz do cérebro (a amígdala):

Bom ou ruim.

Sim, certamente nossa percepção quando bebês, a respeito do mundo, era assim. Choro se está ruim e riso se está bom.

O amadurecimento

Quando amadurecemos, sabemos expressar idéias intermediárias, além de justificativas para as nossa impressões. É o crescimento relacional do cérebro, a construção de conceitos complexos, o ajuste fino de nossas idéias e a apreciação de detalhes.

A valorização de casos apenas

A nossa volta observamos, principalmente após a chegada do Youtube, o gosto pelos pequenos casos do dia-a-dia, principalmente acidentes. Este tipo de ideia é bem visual. Basta contar o que se viu e aquilo que nos impressionou. Não existe mais o gosto pela discussão de detalhes. Fala-se somente da parte que mais se destacou, no caso dos acidentes, principalmente se o veículo envolvido se espatifou todo, ou se algum "pedaço" de uma pessoa voou pelos ares.

A síntese

Isto demonstra como as operações mentais, hoje em dia, estão deslocadas para a síntese, e a mais crua e curta possível. Ninguém quer pensar. Quatro parágrafos já entediam o homem moderno. Estamos ficando carentes de análises, e podemos notar este fenômeno em atividades e serviços de que precisamos, onde quem nos atende só sabe cumprir as normas e tem preguiça de pensar, sempre dizendo:

ISTO NÃO É POSSIVEL FAZER

Conclusão

Em termos de operações mentais, o ser humano está caminhando para um comportamento primitivo: o da dualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.