quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

As ligações Neuronais - Redes Neurais - Cérebro Único

Somos bombardeados constantemente por anúncios de novas descobertas envolvendo o Cérebro, mas a única conclusão ao fim dos artigos é a cansativa afirmação de que:

CADA CÉREBRO É ÚNICO

Sim, verdade, assim como cada pessoa é única.

Mas como entender fisiologicamente este atributo de ÚNICO ?

Tipos de ligações Neurais

Os Neurônios tem um corpo celular, um filamento, o Axônio, e porções terminais. Ao Corpo Celular chamamos Porção Proximal do Neurônio. Ao Axônio chamamos Porção Medial. E aos terminais finais do Axônio chamamos Porção Distal.

Para cada grau de importância da ligação entre neurônios, existe a porção apropriada. Ligações importantes do Neurônio, ou seja, às ideias que mais lhe são afetas, SEGUNDO A IMPRESSÃO DO INDIVÍDUO QUE O POSSUI, se dão na Porção Proximal do Neurônio correspondente à ideia ou conceito abordado. Ligações não tão importantes mas que tem uma associação pertinente se dão na Porção Medial do Neurônio correspondente à ideia ou conceito abordado. Já as de somenos importância, caso o indivíduo queira deixar registrado, se dão na Porção Distal do Neurônio:


Vejamos, um primeiro exemplo de ligações Neuronais em um indivíduo com conhecimento bem primário da ideia de Wifi, por exemplo:


No cérebro desta pessoa, e como insumo para emitir suas opiniões, ela tem o Wifi como algo muito fortemente ligado à ideia de celular (a ligação se dá em ambos pela Porção Proximal) e também se associa fortemente a algo que tem sua ação à distância.

Vejamos agora a visão de uma pessoa um pouco mais técnica:


Para esta pessoa, o Wifi continua fortemente ligado à ideia de celular, mas a associação com a distância não é tão relevante, daí se ligar a esta última pela Porção Distal. E como acréscimos por ter mais conhecimento técnico vemos uma ligação à Porção Medial de computador, mostrando que ela tem consciência de que o Wifi pode servir para conectar computadores à Internet. E pela sua porção Medial também reconhece a associação aos princípios das Radiofrequências.

Vejamos agora a visão de uma pessoa com conhecimento conceitual mais profundo do Wifi:


Preste a atenção nos neurônios Internet e Telefonia. A tecnologia e particularmente a Informática interpuseram entre estes dois conceitos, que não tinham uma relação muito perceptível no passado, as ideias da Internet e da Telefonia. Estas duas ideias intermediárias se ligam, nestas relações, às duas ideias originais, de maneira tão forte, que observamos a ligação pelo Corpo Celular de ambas.

Também a ideia de Celular (telefone celular) faz ligações fortes entre Telefonia e Comunicação. Dai as ligações se darem igualmente pelo Corpo Celular do neurônio. Outra evidência de que esta rede se trata da Rede Neural de um técnico é o fato dele reconhecer que o Wifi estabelece comunicação via princípios do antigo Rádio.

E como técnico que é, ele não faz a associação que os leigos (mostrados nos diagramas anteriores) tem como verdade, de que Wifi e Celular são diretamente associados. Ele percebe que o Celular é um meio de comunicação que PODE utilizar Wifi, pois seu principal princípio está no terreno da Telefonia. Talvez um dia evoluiremos para a Telefonia totalmente baseada em princípios de Internet, e não mais através de estações intermediárias a base de transferência física.

Observações Importantes

Repare as ideias de Rádio e Celular. Apesar de não se ligarem diretamente, o cérebro deste técnico vai, em um segundo ou terceiro momento, sinalizar na mente do mesmo que estas ideias estão INDIRETAMENTE RELACIONADAS. E se achar que esta associação se tornou mais óbvia, quando talvez, por exemplo, o Celular se comunicar a outros via Rádio, estes neurônios vão se rearranjar, para efetuar uma ligação DIRETA através de seus corpos celulares.

Nosso cérebro é plástico quanto às suas ligações, daí podermos mudar de opinião e nos adaptar a novas situações.

O que entenderíamos como a sensação de que entendemos o significado de Wifi seria a excitação nas ligações representadas entre os neurônios, seja quais porções eles liguem. Estas são fisicamente representadas pelos INTERNEURÔNIOS nestes diagramas.

Conclusão

A visão de mundo que uma pessoa tem molda a arquitetura das ligações entre os conceitos que aprendeu, determinado pela clareza e extensão que aprendeu a respeito dos vários contextos que vivenciou. As possibilidades são infinitas.

As redes neurais aumentam sua complexidade, à medida que o indivíduo conhece mais conceitos e os cruza de uma forma que obedece a um grau de importância baseado em fatos e não em achismos.

_______________________________________________________________
Bibliografia:
Neocortex - Neocortical Microcircuits, Javier DEFelipe e Edward G. Jones
Learning and Brain - Marilee Sprenger
In search of Memory - Erick Kaendel

2 comentários:

  1. Um pouco complexo. Mas deu prá entender o conceito.

    ResponderExcluir
  2. Pela bibliografia dá prá ver que o autor fez simplificações para nós, os leigos. A rede envolvida nas ideias deve ser bem mais complexa, pois envolve as situações em que a pessoa em particular aprende alguma coisa. Junto a elas vem as lembranças do professor ou instrutor que passou os conceitos aprendidos.
    Isto deve explicar os bilhões de neurônios e os trilhões de sinapses.

    ResponderExcluir

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.