segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

O medo registrado na Amígdala e a dor

No post "O Cérebro e os seus componentes funcionais" tratamos, entre outros componentes do Sistema Cerebral, da Amígdala. E o que encontramos registrado nesse artigo é que "A amígdala é o órgão sentimental do Sistema Cerebral. É o processador de emoções, e fixador de memórias". A abordagem do artigo em questão se voltou para a memória.

Medo e seu registro

No início do aprendizado dos componentes cerebrais, muitas vezes pode parecer que a Amígdala é uma espécie de Amplificador de Emoções. No entanto, alguns estudos exaustivos com ratos em labirintos tradicionais, onde existe um ambiente marcado pelo dualismo Estímulo Doloroso e Recompensa, apontaram para o fato de que memórias cruciais para a sobrevivência são armazenadas na própria Amígdala.

Diante desta apresentação, chegamos quase a crer que existem mesmo memórias armazenadas na Amígdala. O que poderíamos dizer a respeito dela é que esta CONHECE o que é Medo. Mas então citamos outra evidência,  de que uma vez retirada a Amígdala de um indivíduo, este não consegue julgar se um rosto conhecido é de alguém de quem ele gosta ou não. A parte afetiva da memória não mais se manifesta.

Estas características da Amígdala mostram que ela faz um "link" (ligação) entre Tipos de Registros de Medo ou Alerta já conhecidos na memória, com as respostas corporais características, tanto que uma vez removida transforma o indivíduo em uma pessoa extremamente dócil. Portanto, ela liga os Registros de Memória às Reações Corporais constatadas no contexto.

O indivíduo não pode ter medo daquilo que não conhece ou não reconhece ou que não deduza que pode ser doloroso por todas as experiências que lhe possam ser semelhantes em contexto. Desta forma, a Amígdala sozinha não pode dar um ALERTA. Ela precisa estar ligada a um comparador de memórias, devido ao fato de termos dito "que lhe possam ser semelhantes em contexto". Por esta razão, vamos recusar a ideia de que o registro do medo está na Amígdala. A Amígdala apenas dita o quanto de emoção o contexto atual traz consigo.

Dor e seu Registro

A Dor pode ser definida como Alarme Explícito que vem do Corpo Físico. Como vimos no post citado no início deste artigo, o Tálamo é um centralizador dos vários estímulos que vem do Corpo Físico do indivíduo em estudo. Diferente da Amígdala, o Tálamo é bem mais objetivo. Ele não consulta a Memória e nem avalia contextos parecidos com o que se está vivendo no momento. Ele traz as reações físicas reais do Corpo da Pessoa.

A Dor tem uma relação com a Emoção que pode ser chamada de Impressão do Indivíduo frente à uma situação. Por exemplo, o indivíduo está andando de skate em uma avenida. De repente um veículo o atropela, esta pessoa cai e se machuca na perna, vindo esta a sangrar e a exibir um ferimento. O evento será registrado na memória desta pessoa com o contexto do local da avenida onde ele sentiu a dor do ferimento, e a emoção negativa será percebida pela Amígdala, e este registro complexo ficará registrado em sua memória, não somente para aquela avenida, devido à participação do Hipocampo.

O Hipocampo reconhecerá familiaridade com o evento do acidente ocorrido, em cruzamentos semelhantes, para o contexto desta pessoa andando de skate, e vai gerar um certo medo de que o tipo de acidente se repita, provocando o ferimento e a dor.

Conclusão

A Dor gera a produção de um registro de Memória forte, devido à Emoção envolvida, conforme já discutimos em posts anteriores. A Dor não gera uma Emoção. O Contexto, a composição do cenário, com o registro de que "FOI RUIM" é que gera a Emoção. E a Emoção reforça, devido à Amígdala, a Memória do Contexto experimentado.

E em casos extremos, a psiquê humana pode cometer erros de interpretação, misturando o Contexto com outros que o sugerem, mas que não tem as mesmas características. É o caso de uma criança que desenvolve medo de cães de brinquedo pelo fato de ter sido mordida por um cão de verdade.

_______________________________________________________
Bibliografia:
A amígdala e a tênue fronteira entre memória e emoção - Fabíola da Silva Albuquerque e Regina Helena Silva
Memórias - Ivan Izquierdo
A LIGAÇÃO ENTRE MEMÓRIA, EMOÇÃO E APRENDIZAGEM - ADÃO, Anabel do Nascimento





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.