terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Circuito condicional em Rede Neural Cerebral

Nossa ideia leiga e natural a respeito dos pensamentos em relação ao cérebro se resume a um conhecimento primário de que alguns neurônios, referentes aquilo em que se está pensando, são ativados ao mesmo tempo.

Se você pensa em uma bicicleta, vem em sua mente uma figura esboçada deste veículo. Mas isto é resultado de um resumo da sensação visual que você teve ao ver diversos modelos de bicicleta, até que seu cérebro fizesse um resumo destas imagens na forma de duas rodas ligadas por um quadro, com um guidom na frente.

Vemos que pensar em um objeto é facilmente explicável.

Mas qual seria a forma de armazenar procedimentos pelos neurônios ?

Circuito Condicional

Veja o seguinte diagrama:


Como um princípio, tenha em mente o seguinte: para fim de representação, quando apresentamos um neurônio, à medida em que o cérebro correspondente amadurece, um neurônio pode ser substituído por uma rede, pois a quantidade de parâmetros para se avaliar uma mesma situação aumenta. Quanto mais velho é o indivíduo, mais fatores ele passa a levar em conta para tomar decisões.

Neste diagrama capturamos o intervalo entre duas instruções: NA1 e NA2. Em termos de execução, é preciso haver uma regulação. se entre duas instruções não houver um regulador, vamos tender a fazer todas as etapas de um procedimento de uma vez, levando a resultados desastrosos. Um exemplo seria o de fazer um suco.

Temos que (1) pegar um copo no armário, (2) colocá-lo na mesa, (3) pegar a jarra de suco na geladeira, (4) colocar o suco no copo, (5) pegar o açucareiro no armário, (6) pegar a colher na gaveta, (7) pegar um pouco de açúcar com a colher no copo, (8) misturar o suco com açúcar.

Imagine tentar pegar a jarra de suco na geladeira, ao mesmo tempo em que se pega o açucareiro no armário. Um dos dois você vai deixar cair no chão. cada etapa precisa de uma marca, de uma condição de controle para que o cérebro saiba que a mesma foi concluída, para só depois passar para a próxima.

Em nosso diagrama, o controle de condição é feito pelo neurônio NC (Neurônio de Condição). Repetindo o que já dissemos, "quando apresentamos um neurônio, à medida em que o cérebro correspondente amadurece, um neurônio pode ser substituído por uma rede". O Neurônio de Condição pode ser uma rede com impulsos vindos da visão e/ou tato e/ou sensores de frio/calor. Vamos supor que estamos na etepa (1). Para saber se concluímos a etapa de "Pegar o copo no armário", teremos que receber uma informação visual de que nossos dedos estão ao redor do copo, e também dos sensores do tato, informando que exercemos uma pressão compatível de nossos dedos para pegar este copo.

Desta forma, o potencial elétrico Pa do neurônio NA1 que guarda a instrução de pegar o copo, ativado no início desta etapa, somado ao potencial Pb oriundo da visão e do tato dos dedos, consegue chegar e talvez ultrapassar o Potencial Pt exigido para ativar o Neurônio NA2, através do interneurôniio entre o NA1 e NA2, que coloca na mente do indivíduo a lembrança da próxima tarefa a ser feita. E desta forma, atingido o potencial Pt, o neurônio NA2 recebe o disparo para instruir o cérebro do indivíduo a executar a próxima tarefa da sequência do procedimento. Esta unidade fundamental de par de eventos prossegue desta forma, até que o procedimento esteja completo.

Segundo a literatura, uma vez ativada uma rede neural no cérebro, a ativação persiste por 15 minutos, em média (variação de 5 a 20 minutos), mesmo sem novos estímulos, até sua extinção total. No entanto, se o procedimento não for interrompido por mais de 15 minutos, o indivíduo terá o impulso de levá-lo até o fim.

Comentários

Como nossas Redes Neuronais possuem esta arquitetura, acrescentado o fato de que estamos tomando decisões a toda hora, percebemos que toda a extensão do nosso cérebro é formada por circuitos condicionais. Se um neurônio dispara se as somas dos potenciais atingirem determinado limite, é fato que não existe uma linha horizontal de circuito com encadeamento unicamente de unidades independentes. Existe um encadeamento múltiplo, onde vários impulsos concorrem para que se possa atingir a soma necessária de potenciais. Todas as nossas decisões, mesmo as mais primárias, passam por processos de soma. Todas elas se baseiam em contribuições de 2 ou mais neurônios, que podem ter disparado por contribuições de outros múltiplos neurônios, e assim por diante.

Conclusão

O "programa computacional" a que corresponde o nosso cérebro é extremamente variado e balanceado. As possibilidades de disparos neuronais são infinitas. Se acrescentarmos o fator PLASTICIDADE, o alcance é literalmente infinito. Nosso cérebro está constantemente refazendo suas redes, não só com a contribuição do conhecimento, mas também de emoções. Isto nos torna uma das maiores obras computacionais da natureza.


____________________________________________________________
Bibliografia:
www.learningsolutionsmag.com - brain-science-focuscan-you-pay-attention









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.