Estou a alguns anos meditando sobre Herança de Personalidade, ou seja, a manifestação de pessoas que, tendo uma personalidade inexpressiva, usam raciocínios dos outros SEM CRÍTICA OU AVALIAÇÂO. Este fenômeno tem sido provocado por novelas e programas de entrevista, que em busca de opiniões rápidas, incutem ou conduzem as respostas dos entrevistados, geralmente pessoas do povo pouco articulado devido à falta de estudo e de esforço mental.
Para dar um quadro mais acessível, pense naquele seu amigo, colega ou companheiro que vive contando casos ocorridos com outros, ou que se orgulha dos conhecimentos pessoais que teve ou tem até hoje. É só você falar de um assunto, e este indivíduo já tem um caso de um conhecido (nunca dele mesmo) expressivo para contar, melhor do que o que você citou.
Após raciocinar sobre este fenômeno, deduzi que este tipo de indivíduo usa uma COMPENSAÇÃO para a sua falta de experiência ou vivência. Ele pode não ter um bom emprego, mas um conhecido tem um emprego ótimo, com altíssimo salário. Ele pode não ter nem um rádio, mas tem um conhecido que tem um aparelho de som caríssimo. Ele pode nem ter uma namorada, mas tem um conhecido casado com uma mulher maravilhosa.
Na gíria existe uma expressão para isto, mas que não vou colocar em meu respeitoso blog. Basta o meu leitor saber do problema, para não incorrer nele. Fale de figuras públicas, pois públicas são e a todos dão ciência de seus teres e haveres, para não tornar este hábito ou síndrome um vício, e acabar se anulando ou inchando-se de "ar alheio".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.