sábado, 6 de fevereiro de 2010

Respeito ao GRANDE

Outro dia estava observando meu filho em uma aula na quadra. Ele é um menor de 18 anos. Reparei os coleguinhas vindo pedir autorização ao professor para ir ao banheiro ou para beber água. A cena era sempre dos coleguinhas chegando diante do professor, levantando a cabeça para ver os olhos do mestre e ouvir melhor sua voz, e pedindo a autorização devida.

Guardei em minha memória visual aquele "olhar para cima" e comecei a filosofar. Deus fez realmente as crianças menores na estatura para que tivessem que respeitar algo palpável para sua mente infantil: o fato de que o humano que nelas manda é MAIOR (em estatura) que ela. E são tantos os anos que se passarão nesta condição, que ela acabará percebendo que o parâmetro real e efetivo é o da idade de quem manda, de sua experiência.

Sabedoria de Deus frente ao mundo que tem que ser visual a princípio, até que se formem as estruturas de raciocínio segundo a razão e espiritualidade.

Para este estágio, ainda vale "tamanho é documento". Respeita-se o Grande. Metaforizou-se até Deus, o inmetaforizável: Deus é grande. E é mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.