terça-feira, 15 de março de 2011

Relação entre a Casa e a Família

Compare os dois diagramas:





Os atributos estão em posições correspondentes na Casa e na Família, de modo a podermos saber o que cada um significa em seus contextos. Estes atributos são graus inferiores e superiores no nosso modelo de hierarquia da linguagem. Por exemplo, o conceito de Lar que a Família cria tem como paralelo na Casa (física) o Lugar onde o indivíduo vive. O Espaço da Casa é um território físico onde o indivíduo acha a Proteção na Família, e assim por diante.

Casa e Família se complementam. Não existe Família digna sem uma Casa, pois os conceitos vão se fundir em algo fortíssimo que terá como consequência o "reator" para a construção de uma identidade e infra-estrutura para o desenvolvimento do indivíduo.

A sub-casa

Dentro da Casa, cada indivíduo ainda vai encontrar o seu sub-Lar em seu Quarto, pois a Casa, como ente físico, tem Divisões. O Quarto onde dormem mãe e pai é único, pois os dois são um só pelo casamento.

São dados vários elementos em nossa infância sobre hierarquia, macrosistema e seus microsistemas, mas não existe uma demonstração clara para a criança que somos das relações entre estes sistemas, algo padronizado como estamos mostrando aqui. Daí existirem indivíduos com tão fraca percepção do espaço, das interrelações dos limites (divisões), e por consequência de Conjuntos, quando lhes for explicado na escola.

O Quarto é um subsistema da Casa. O Indivíduo é um subsistema da Família.

Em resumo: vivemos em Sistemas e não sabemos reconhecê-los.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.