sexta-feira, 15 de abril de 2011

Hierarquia das idéias na linguagem - VI

Nível do Abstrato

O nosso Nível Abstrato de linguagem é o mais complexo. Mas não precisamos nos assustar com isto, e nem interromper nossa busca dentro dele, pois:

Abstrato ou não, este nível pode ser estudado pela linguagem
Algumas abstrações se expressam por meio de metáforas a partir dos níveis anteriores da linguagem
Algumas abstrações se expressam por meio de relações binárias entre idéias oriundas dos níveis anteriores da linguagem e outras por meio de relações ternárias

Portanto, as idéias abstratas podem ser representadas utilizando-se idéias dos níveis hierárquicos inferiores ao abstrato. Não existe mistério algum.

Representação das idéias abstratas

As idéias abstratas podem ser expressas por meio de tediosas descrições do contexto que se tenta expressar através do discurso. Esta é a forma que vem sendo utilizada tem muitos anos, e que tem se mostrado inócua.

A melhor forma é a representação gráfica por meio de diagramas mostrando as "peças" menores (idéias mais primitivas e compreensíveis) se relacionando binária ou ternariamente.

Exemplo 1 - A idéia de venda

A idéia de venda é uma Relação, a princípio binária: loja - cliente. Um pouco mais de "cotovelo na mesa" e vemos surgir uma relação ternária: loja - preço - cliente. Esta é a relação funcional, pois o preço é uma "barreira" entre a loja e o cliente. Mas o preço se refere realmente ao produto, e o quadro muda para: produto - preço - cliente, loja - produto.

Começamos a perceber que na representação precisamos explicitar que o cliente pode achar um produto em vários lugares (lojas), e que o preço do produto varia de loja para loja:

produto  - preço - loja - cliente

com o preço como realmente o cerne do problema. Além disso, uma loja pode ter mais de uma variante para um mesmo produto, com preços diferentes. Como ficamos ?

produtoi - preçoi - lojaj - cliente

O cliente pode encontrar em cada loja de 1 até um número j de lojas produtos de 1 até um número i de produtos com seus respectivos preços de 1 até i.

A idéia de conjunto é uma das mais importantes abstrações, pois é preciso separar mentalmente certas entidades e agrupá-las. Isto corresponde a "desenhar" na mente.

O leitor pode interromper este estudo e consultar o blog Lógica dos Conjuntos.

Então, uma das mais importantes abstrações é a tipificação, a categorização e, portanto, a divisão em conjuntos. Ela é um importante meio para se chegar à padronização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.