- Achar e perder;
- Direita e esquerda;
- Atrás e à frente;
- Cima e baixo;
- Virar, retornar;
- Subir, descer;
- Ir, voltar;
Vemos claramente que o contexto espacial dá os subsídios para se identificar as raízes dos pensamentos de nível mais abstrato (veja Hierarquia das idéias na Linguagem V ). Nós não fomos formados mentalmente a partir do nível abstrato, mas de níveis baixos e concretos de pensamento. A criança pensa de forma concreta. Todas as abstrações tem que ser cuidadosamente explicadas, sem o que elas se perdem. Aliás, perder-se é uma idéia espacial, a princípio.
Hoje, nas escolas, a disciplina de Geografia tenta, primeiro, dar noções de espaço a partir de figuras mostrando uma rua com os diversos tipos de lojas, e perguntando qual está à esquerda ou em frente da outra, por exemplo.
Portanto:
o espaço é a primeira noção para as posteriores abstrações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.