sexta-feira, 22 de abril de 2011

O ambiente Espacial

O Contexto Espacial é de fácil identificação, com idéias como:

  • Achar e perder;
  • Direita e esquerda;
  • Atrás e à frente;
  • Cima e baixo;
  • Virar, retornar;
  • Subir, descer;
  • Ir, voltar;
Bem jovens aprendemos a utilizar estas idéias de contexto Espacial. Ele também é base para idéias abstratas, e ficaremos em um só exemplo, como Subir significando ascensão de estado, de cargo ou social. Direita e Esquerda se originaram das idéias de certo e errado. Esquerda, assim como canhoto, significavam errado, e direita (a disciplina do Direito, a profissão do advogado) o certo, o direito, o correto.

Vemos claramente que o contexto espacial dá os subsídios para se identificar as raízes dos pensamentos de nível mais abstrato (veja Hierarquia das idéias na Linguagem V ). Nós não fomos formados mentalmente a partir do nível abstrato, mas de níveis baixos e concretos de pensamento. A criança pensa de forma concreta. Todas as abstrações tem que ser cuidadosamente explicadas, sem o que elas se perdem. Aliás, perder-se é uma idéia espacial, a princípio.

Hoje, nas escolas, a disciplina de Geografia tenta, primeiro, dar noções de espaço a partir de figuras mostrando uma rua com os diversos tipos de lojas, e perguntando qual está à esquerda ou em frente da outra, por exemplo.

Portanto:


o espaço é a primeira noção para as posteriores abstrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.