quinta-feira, 7 de abril de 2011

Raciocínio e Linguagem

Entre Raciocínio e Linguagem, a Linguagem é o mais próximo daquilo que se pode explicar. E por que queremos fazer isto ? Porque:


A capacidade de Cognição e de Raciocínio é melhorada com o aperfeiçoamento 
do domínio da Linguagem.


Temos falado nos posts anteriores sogre a Hierarquia da Linguagem, e é importante que você leia e releia tais tópicos.

O que é a Linguagem

Finalidade: Compreendendo a Linguagem, poderemos entender como raciocinamos.

Conceituando: A linguagem é uma ferramenta para apresentação formalizada de Raciocínio através de um texto.

A primeira forma de texto para apresentação de raciocínio é a descrição argumentativa. No decorrer desta descrição argumentativa podemos ter uma descrição de propriedades ou atributos de uma das entidades envolvidas na argumentação.

A segunda forma de texto para descrição de raciocínio são os diálogos. Neles, a troca de argumentos é um potencializador da capacidade de compreensão dos vários aspectos da coisa em discussão.

O que é uma ferramenta

Uma ferramenta é um meio (antes de ser um dispositivo) de facilitar e tornar mais efetiva uma ação, com pouco esforço.

Se mostramos a alguém como plantar, muitos detalhes da ação e suas razões podem passar despercebidos. Mas utilizando a Linguagem escrita, podemos encher páginas e páginas com aspectos e técnicas de plantio, espécies de plantas, forma de preparo, cuidados e até a comercialização dos produtos colhidos.

Se a Linguagem é uma ferramenta, ela ajuda a plantar a coisa certa no lugar certo, do jeito certo, diminuindo o esforço para comercializar o produto. Se ignoramos as pragas, porque não fomos comunicados (só vimos com os olhos alguém plantando), podemos perder todo o nosso trabalho, como alguém que tenta descascar uma batata usando um machado.

O Raciocínio

Ora, quem descreve um raciocínio, pelos seus argumentos e pelos atributos das entidades envolvidas é a Linguagem. Melhore a expressão de um Raciocínio através da Linguagem, e você vai aprimorar o Raciocínio mais e mais.

Melhore sua descrição dos detalhes dos dispositivos ou substantivos de um contexto. Olhe com mais atenção, use o negrito, use as cores, use as formas, produza diagramas, ligue com setas as entidades, e depois descreva estes diagramas, e você ganhará uma maior capacidade de Raciocínio.

E sobretudo, estude a sua Língua e uma segunda, e uma terceira, e compare as mesmas, e veja o que vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.