quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como se representa o tempo e suas implicações

É impossível representar o tempo qual ele é, pois é uma abstração.

No entanto, a mente que o concebeu (o cérebro de alguém sábio) acaba por representá-lo de alguma forma reveladora. Nos gráficos dos livros de Física, ele aparece no eixo horizontal, apontando para a direita.

Primeira evidência

Então, em nossa primeira evidência, o tempo é expresso no espaço (seu único apoio em nosso mundo geométrico) crescendo ou vindo da esquerda para a direita.

Segunda evidência


Nos esquemas de instruções de um caminho, as mesmas vem numeradas:

Os números superam a disposição esquerda direita (nosso sentido da escrita). Por falta de espaço, tivemos que fazer um caminho circular, mas a ORDEM numérica superou qualquer engano. Aqui é a ORDEM que simula o sentido abstrato do TEMPO.

Fala-se muito de ESPAÇO/TEMPO, mas pode ir se acostumando com o trinômio ESPAÇO/ORDEM/TEMPO, muito mais completo filosoficamente.

O tempo como uma medida

Vamos esquecer do relógio, e conceber a nossa solução para medição de tempo. Suponhamos um segmento de disco, um anel gigantesco, maior que o universo conhecido, onde anda uma formiga das dimensões normais em nosso planeta. A posição da formiga em relação ao ponto inicial (quando se começou a medir isto que chamamos de tempo) seria a hora Universal:

Portanto, para estes seres, neste Universo mostrado, o Tempo seria uma medida cuja base de cálculo seria uma Posição, ou seja, uma abordagem geométrica. O relógio obedece a este tipo de abordagem, no entanto é preciso computar o número de voltas. Aqui imaginamos que o anel em torno do universo é tão grande, que uma volta nunca será completada.

Conclusão


Sendo o tempo uma abstração, podemos abordar seu significado através de pelo menos três meios teóricos:


  • Direção e medida;
  • Ordem;
  • Posição geométrica;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.