sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Acesso às colunas neuronais na memória pela audição

"O aprender vem pelo ouvir".

Nossa audição é um dos maiores dispositivos para o aprendizado. A visão engana muito e muito se diz que o ser humano, entre os animais, é o que mais enxerga mal. A visão dos animais é muito mais desenvolvida, por dependerem quase que completamente dela para caçar, e, portanto, para sobreviver.

A audição interpreta, quanto à língua portuguesa, os 31 fonemas, combinando-os para acessar o local correto na memória, entre nossas colunas neuronais (ver No cérebro as decisões são tomadas em Assembléia ). Veja a figura:


Aqui a palavra "gato", composta por dois fonemas (sílaba forte /'ga/ com /to/) produz um "indexador" no córtex auditivo para um local da memória situado próximo de pelo menos 3 colunas neuronais:

Coluna Neuronal de Animais, subcoluna de Felinos, subcoluna de Domésticos;
Coluna Neuronal de Tecnologia, pois "gato" tem um sentido metafórico no ramo da TV a cabo e da Energia Elétrica (pelo menos);
Coluna Neuronal de conceitos éticos, conceito de ilegalidade;

Ao se analisar o contexto em que se está utilizando a palavra "gato", o cérebro escolhe qual coluna acessar.

A indexação cerebral se assemelha a algo que utilizamos muito no dia a dia de estudantes: o dicionário. O contexto é a natureza do diálogo ou da leitura na qual estamos engajados no momento. Conceitualmente é muito simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.