Também recentemente é que se descobriu o fenômeno da migração neuronal, ou seja, o movimento da nova célula de memória de seu local de nascença - o hipotálamo - até o córtex cerebral.
No entanto, não se sabia como era feito o caminho destas células até o seu lugar definitivo na memória de longa duração. No caso das células sanguíneas, a migração se dá pelos vasos sanguíneos. No caso das células do sistema imunológico, o fenômeno se dá pelo sistema linfático. E no caso das nervosas ?
A resposta está na rede que as células gliais estabelecem. Elas formam o caminho pelo qual os neurônios migram. E faz muito sentido. Este sistema estabelecido pelas células gliais (que em breve deve ganhar nome específico) é o "arruamento" por onde as células nervosas se movimentam.
Veja que fantástico o instantâneo de duas células nervosas "caminhando" pelo sistema Glial do cérebro.
E este vídeo:
Hatten and Edmondson, 1987. (J. Neurosci.)
Durante o sono, o que está na memória de curta duração do ser humano, num local chamado de Hipocampo, e que foi potencializado por uma revisão antes que a pessoa durma, é lançado (migrado) para a memória de longa duração (córtex cerebral).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.