sábado, 12 de fevereiro de 2011

Hierarquia das idéias na linguagem - III

Nível 2 - A casa



Neste nível estão idéias físicas somente. Não existe confusão com idéias de família ( a ser tratada no próximo nível ). Trata-se somente das idéias e conceitos de posição e divisão de espaços no mundo que a criança vê logo no início de sua vida.

Espaço

Já foi demonstrado pelas técnicas de fMRI em ratos que o cérebro não reproduz o espaço à nossa volta na forma de coordenadas cartesianas. Nosso corpo é a referência, e utilizamos artifícios de referência não para descobrirmos nosso posicionamento em relação às coisas que estão ao redor, e sim para descobrirmos o posicionamento destas coisas em relação a nós. E o cérebro simplifica muito, apenas lembrando o que está na frente e nos lados (esquerda e direita). Atrás é uma referência quase sempre esquecida, bem como em baixo e em cima, pois nossos olhos olham para a frente.

Pessoas mais conscientes e para as quais o posicionamento é muito importante (policiais, bombeiros, motoristas) podem, com treino, guardar algumas referências a mais para os lados, frente/trás e em baixo e em cima quando necessário. No caso de policiais, eles ainda trocam informações destas referencias com os colegas através de sinais. Bombeiros estudam plantas no espaço cartesiano antes de entrar em um local. Os motoristas fazem um planejamento ainda mais extenso de sua rota, e isto fica evidente no estudo do funcionamento do hipocampo de motoristas de taxi, região cerebral que fica aumentada durante toda a vida destes profissionais, pela necessidade de se deslocarem com eficiência pelas ruas das cidades.

Divisão

A primeira noção que é "injetada" na mente da criança em casa é a idéia de separação dos cômodos, de paredes que separam ambientes, de portas que ora separam e ora permitem passagem, de um cômodo em especial onde toma o banho (banheiro), de outro de onde vem um cheirinho gostoso de comida, etc. E estas atribuições dos cômodos, cabe lembrar, são absolutas para as crianças bem novas. Ao adentrar na casa de terceiros, ela fica completamente confusa, pois, para ela, as divisões da sua casa são uma lei.

E como resultado, as divisões produzem a idéia bipolar de dentro/fora, par com o qual vai conviver linguisticamente a sua vida inteira.

Lugar

Alguns dias em casa serão suficientes para dar à criança a noção de que ela tem um lugar no mundo, e aliás, até certo ponto, ela vai achar que o mundo se resume à sua casa, até que amadureça o pensamento e perceba que existem outras pessoas também vivendo em casas como ela. Aqui amadurecimento está ligado à percepção de que existem outros, e que, como ela, tem todo um mundo parecido com o seu. Amadurecimento então se liga ao desligamento de um egocentrismo natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.