quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Porque precisamos dormir

Em um artigo do Dr. Kenneth Wesson (kwesson@sjeccd.org) li a perturbadora frase:

"...the creativity involved in art and music do for brain during the day, what dreaming does for the brain at night".

que traduzido para o português significa:

A criatividade envolvida na arte e na música faz pelo cérebro durante o dia aquilo que dormir faz pelo cérebro à noite.

Já falamos sobre o lado direito do cérebro (LDC) e sobre o lado esquerdo do cérebro (LEC). As artes e a música são processadas no LDC e a racionalidade reside no LEC. Durante o dia, aquilo que nos conhecemos como consciência é mantido pelo LEC. De noite, a consciência é desligada, e o LDC toma conta. Mas como não é um bom administrador do razoável, o resultado são os eventos desencontrados e a fusão de elementos das diversas ações do dia, antes e depois dele em sonhos confusos e absurdos. No entanto, o efeito é benéfico, pois as memórias recentes são fixadas e o ciclo de recuperação das células do corpo é levado a cabo.

Outras conclusões possíveis são as seguintes:

Ouvir música e exercer atividades artísticas, sem exageros, ajuda a recuperar o corpo e a mente, mantendo a nossa capacidade de raciocinar e tomar decisões durante o período consciente.

{Acréscimo} Formação de memórias

Em estudos mais recentes, foi demonstrado que o sono é essencial para a formação das memórias, pois é preciso repouso para que nossa energia metabólica possa se concentrar na Migração Neuronal. É um processo fantástico e necessário. Assista o filme deste link para ter uma ideia do esforço do cérebro para manter sua organização, adquirir conhecimento e consolidar este conhecimento.

O sono também limpa aquelas memórias que não foram potencializadas por revisões. O que isto quer dizer ? Aquilo que não despertou interesse da pessoa, não foi relembrado, revisto, é jogado fora da Memória de Curta Duração, para não abarrotar a mente do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.