sexta-feira, 21 de outubro de 2011

No cérebro as decisões são tomadas em assembléia

O córtex cerebral humano apresenta uma disposição vertical em colunas.

As colunas

As fileiras de neurônio dispostos verticalmente formam, a princípio, colunas muito finas (microcolunas). Estando no emaranhado de neurônios em rede, estas se comunicam com as vizinhas, formando colunas mais densas, a que nos referiremos como realmente colunas neste texto. São como um feixe de nervos, com derivações laterais também.

As assembléias

Quando o cérebro recebe estímulos nervosos, é a partir destas colunas que são formadas as Assembléias Neuronais .

As colunas neuronais são a primeira referência de rede para conexão de idéias afins
 (Teoria de Hebb, Hebbian Engrams)
A lógica deste comportamento está no próprio impulso social do ser humano, forçado pela sua natureza cerebral, de formar associações, instituições, empresas, grupos, equipes, ou seja, se associar a outros indivíduos para formar um "feixe", ou assembléia, ou conselho, ou grupo de planejamento e decisão.

Diferentes impressões

Vamos dar um exemplo desta formação da Assembléia Neuronal. Um indivíduo aprecia, em uma galeria, um quadro que mostra um João de Barro (pássaro) construindo seu ninho em um galho de árvore.

Em tese, a coluna neuronal que possui os conceitos de ave voadora, se comunica com a coluna de nomes de pássaros, que se comunica com a coluna de idéia do barro. A coluna de poste também entra no jogo. Estas colunas trocam impulsos pela liberação de neurotransmissores, e os impulsos são mais intensos à medida em que o indivíduo escaneia a pintura com os olhos.

Se houver lembranças de um ambiente em que o indivíduo presenciou um pássaro desta espécie, como por exemplo a fazenda do avô, a coluna de conceitos de parentes, juntamente com a coluna dos nomes do avô e de tios, primos, amigos e irmãos presentes na ocasião, será envolvida no processo.

Todos estes neurônios, junto com as colunas neuronais do cortex visual que está controlando o primeiro plano deste evento vão formar uma Assembléia para este momento.

Em tese, esta é a formação de uma Assembléia Neuronal.


Vista superior das colunas no córtex cerebral hipotético:

Pelo princípio da economia de energia gasta, e pela propriedade da plasticidade cerebral, a disposição das colunas neuronais de nosso cenário deve ser:


As relações de parentesco (1.1) devem estar próximas dos nomes correspondentes dos parentes (1.2). A Fazenda do Avô (5), junto com Nadar e Andara a Cavalo (6). Os Pássaros (2.1) próximo de seus atributos (2.2). E a árvore e derivados (3) com o ato de construir o ninho para a fêmea ter o filhote (4).

Plasticidade cerebral

Como as experiências paralelas em relação aos substantivos comuns e tipos são particulares para cada pessoa (o João de Barro pode lembrar um poste em frente de uma casa [não uma fazenda] de uma tia [e não do avô]) cada cérebro também é único.

Estas colunas podem se deslocar, à medida em que a pessoa amadurece, e substitui colunas indevidas (por um entendimento errado) por colunas apropriadas (pelo entendimento mais maduro) à medida em que recebe e entende informações mais precisas sobre o contexto em que vive.

Conclusão

A disposição espacial das colunas neuronais é otimizada para formar Assembléias de colunas as mais próximas possíveis para raciocínios recorrentes. Idéias completamente novas "desagradam" o cérebro, pois obrigam a formação de Assembléias com membros distantes. A aproximação de colunas para essas idéias novas, ou novas abordagens vão provocando a aceitação gradual destas novas idéias ou abordagens.
_________________________________________________________
Learning Memory: The Brain in Action (Sprengler, Marilee - ASCD - 1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.