segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Por que o ser humano gosta de mapas e de videogames

O traçado dos mapas, o desenho de plantas de residências e os diagramas de máquinas provocam um fascínio nas pessoas, mesmo desde a infância.

Qual é o verdadeiro motivo de isto ser assim ?

Um mapa trata basicamente da distribuição Espacial de elementos. O nosso centro de novas memórias, o Hipocampo, também é um centro cerebral de orientação no espaço e localização geográfica. O aprendizado de coisas novas, que produzem um deslumbramento no ser humano, provoca a geração de novos neurônios no Hipocampo, berço da memória de curta duração. Como ele também é um centro de orientação geográfica, ambas as funções se confundem, e provocam a sensação agradável que experimentamos.

Portanto, contemplar informações que ajudam a nossa orientação no Espaço, dando uma "ilusão" de domínio amplo, nos dá prazer. Os mapas ainda nos projetam para um mundo que não vemos, dando a ilusão que dominamos estes mundos. Não podemos abraçá-los, mas podemos prevê-los.

Situação semelhante ocorre com os jogos que simulam veículos, aviões, navios, naves e congêneres. A tela do videogame nos arremessa para um mundo que não é real, mas se assemelha às projeções que fazemos do nosso mundo, e melhor, que dominamos com facilidade por intermédio do mouse, do joystick ou outro tipo de CONTROLE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.