quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Hierarquia das idéias na linguagem - II

Nível 1 - O Corpo

Na linguagem, quando tratamos do Corpo estão implícitos nossos sentidos, os movimentos que somos capazes de fazer e o Eu. O Eu não consegue viver alheio aos sentidos (ao que ouve, ao que vê, ao que sente) e à sua capacidade ou não de fazer as coisas (sistema motor) e, ao mesmo tempo, experimenta sensações oriundas do nível Supra-Abstrato (da mente), por isto já o introduzimos no diagrama abaixo



Quando falamos de nosso Eu, incluímos automaticamente nossos sentidos e nossos movimentos:

"Eu vi a parede caindo e corri rua abaixo", "Tomei o café e fui trabalhar"

Enquanto o nosso ser estiver encerrado dentro do corpo, vai ser difícil eliminarmos totalmente a nossa "máquina" corporal. Bem dizem os evangelhos: "O Corpo é o templo do Espírito". É a melhor definição filosófica e linguística já encontrada para a ligação entre o Eu e o Corpo.

A consciência

O Eu só se percebe quando está consciente. A situação oposta é o sono, a narcolepsia. Se dormirmos agora umas quatro horas, ao acordarmos parece que dormimos num momento anterior. Nossos afazeres e lides cotidianas servem tão somente para nos mantermos conscientes.

Algumas pessoas sofrem do "muito fazer" ou do "muito falar", ou de ambos. As pessoas que falam o tem,po todo ou que vivem cantarolando tem uma dificuldade interna de manterem a consciência. Trabalhos já mostraram que pensar murmurando ajuda a manter a atenção, expressão da consciência do que se está fazendo. Também quem vive prá lá e prá cá em ritmo frenético, confundido com hiperativo, está tentando manter a sua consciência. Isto ocorre com ex-fumantes e ex-alcóolatras.

A consciência é o convencimento do Eu de que ele está vivo.

Tipos de idéias do nível do Corpo

As idéias do nível do Corpo são os substantivos e verbos que sugiram diretamente os sentidos e movimentos. Dizemos diretamente para não gerar confusão entre raízes e derivados. Por exemplo, para o verbo "ver" ao nível do Corpo existe o verbo "supervisionar" no nível Abstrato. Para o "ouvir" existe o concordar no nível Abstrato e o "prestar atenção" no supra-abstrato, pois prestar atenção está em uma rede de estados do ser muito complexa. Para "andar" no nível do Corpo existe o "viver" no nível Supra-Abstrato. Se você pensar bem vai achar uma série de sentidos metafóricos para palavras do nível do Corpo, e passará a se compreender melhor, ler com mais entendimento e falar com mais propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.