segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Inteligência e Alzeimer

Existe uma relação inversa entre o mal de Alzeimer (que ataca idosos principalmente) e a inteligência.

O mal de Alzeimer

Este mal é uma destruição gradativa de tecidos cerebrais que vai prejudicando a "alimentação" das células nervosas, provocando sua destruição. As descobertas recentes mostram que esta destruição é aleatória no sentido em que vai ocorrendo em pontos isolados do cérebro, provocando o "esquecimento" de uma ou outra coisa e uma incapacitação de uma ou outra parte dos sentidos.

Em um belo dia, o equilíbrio e o engajamento das redes necessárias ao entendimento ou execução de uma tarefa fica tão comprometido em suas ligações que o indivíduo não mais consegue fazer ou lembrar de determinada coisa. Um exemplo é o ato de andar de bicicleta. Ele depende do sentido da visão, da audição (equilíbrio) e do controle muscular. Quando a rede neural do controle muscular é prejudicada, os efeitos visíveis são apenas dificuldades de movimentação. Quando a visão é prejudicada, a pessoa vai ao oculista e regula o grau do óculos ou lente de contato, sem perceber que não é apenas um problema ocular que está ocorrendo. Quando a rede da audição é prejudicada, o indivíduo mais velho acha normal, pois acha que o problema é da idade. Se estas três redes estiverem com danos sérios ao mesmo tempo, o equilíbrio e a sua manutenção muscular estarão finalmente falidos, e o indivíduo incapacitado.

A inteligência

A inteligência se manifesta (ela não existe o tempo todo) quando as redes neurais construídas em resposta ao processo de aquisição de conhecimento nos diversos ramos vão adquirindo mais e mais ligações por meio da metaforização, dedução e comparação.

Tomemos como exemplo um estudante. Ele adquire os conhecimentos básicos de matemática, física, química, sociologia, meio ambiente e outros na escola. Vamos supor que ele tenha o artesanato como hobbie (ocupação paralela), e faça pulseiras e colares. Ele precisa de arame e pedras semi-preciosas para o seu trabalho. Ele começa a viajar para adquirir tais matérias-primas a preços melhores e as mais atraentes possíveis.

Dentro do cérebro deste indivíduo, estão sendo formadas redes neurais para reter conhecimentos de economia, atratividade, mercados consumidores de suas criações, manipulação de metais e engastes de pedras, polimento, ferramentas mais apropriadas, etc.

Em determinado momento, as ligações são tantas, que até dormindo este nosso indivíduo exemplo cria, pois recebe sensações das redes "conversando entre si". Quando sua rede que segura o conhecimento sobre a manipulação e molde dos arames "conversa" com a rede que conhece as pedras e suas características, ele começa a perceber novas formas de prender a pedra com o arame, fazendo desenhos que disfarçam o envolvimento de um no outro.

Conclusão

Se entendermos como o cérebro é destruído pelo Alzeimer, poderemos intuir o processo de construção de suas redes para produzir o fenômeno conhecido como inteligência. E estudaremos o de destruição pelo fato de ser o mais comum, segundo um princípio de nome entropia da física, que se traduz para o leigo como desorganização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.