quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O cérebro é realmente dois

A ciência e o conhecimento já caminharam muito, e hoje a maior parte das pessoas sabe que nosso cérebro é constituído de dois hemisférios cerebrais. Espere um pouco para perceber o que vamos expor.

Não percebemos a realidade como ela realmente é. Primeiro que tudo chega à nossa compreensão mais ou menos meio segundo de tempo após ter acontecido. Por isto muitas pessoas dizem que viram um carro se aproximar delas e quando deram por si, o carro já as tinha atingido, ou algo acontecido. Segundo que focamos nossa atenção em um ponto da ação, pois é impossível ver todos os detalhes de uma ação que não se repete.

Bem, ligando as duas coisas (dois hemisférios, e não enxergamos a realidade como ela é), percebemos que nosso "equipamento cerebral" é duplo em função da realidade cheia de detalhes, e ainda assim não temos uma percepção completa. Seria como termos 2 para 10 em relação à realidade.

Os dois hemisférios

Enquanto o hemisfério direito "desenha" ou esboça um quadro do que vemos, o esquerdo o auxilia com a razão, trazendo os conhecimentos disponíveis. Um exemplo:

Você vê o cachorro coçando a orelha com a pata traseira. O hemisfério direito "desenha" na sua mente a pata passando várias vezes na orelha, ou seja, o ato visual. O hemisfério esquerdo fica então fazendo conjecturas (hipóteses) como: devem haver pulgas na orelha do cachorro, este cachorro não tomou banho, pode ser uma ferida, etc.

Repare que estamos descrevendo o processo de ver o cachorro neste ato com dois assistentes apenas (os hemisférios cerebrais), como se um fosse o "cameraman" e o outro (esquerdo) fosse o repórter. Esta metáfora está muito de acordo com a nossa vivência frente aos noticiários de TV. Mas a operação dentro de cada hemisfério é muito complexa. A narração implica que o repórter pesquisou ou adquiriu conhecimentos (como muitos de nós) sobre o cachorro, sobre sua relação com as pulgas, sobre os benefícios do banho, etc. O trabalho do cameraman é mais simples, mas contou com o sofisticado mecanismo da câmera para receber os reflexos da luz sobre os objetos e gravá-los.

Conclusão

Os fatos que chegam à nossa percepção e que adentram o nosso cérebro são como notícias que a realidade envia, e isto o tempo todo, como um canal de TV 24 horas, ou durante o período de nossa vigília. Um hemisfério é o narrador bem informado e o outro é o cameraman.
Então, a grosso modo, o hemisfério direito "filma" ou "fotografa" a ação, o o hemisfério esquerdo coloca a legenda no filme ou na foto produzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.