quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quando pensamos num movimento o cérebro se move

Graças às técnicas de fMRI (functional Magnetic Resonance Image), concretizada por aparelhos de última tecnologia, já é possível fazer o mapeamento das áreas ativadas no cérebro quando olhamos ou ouvimos ou pensamos em alguma coisa.

Quando simplesmente conversamos sobre futebol e fazemos referência a um lançamento efetuado por um jogador, regiões do Córtex associadas à perna e ao pé são ativadas.

No post anterior  (Hierarquia das idéias na linguagem - II) vemos no diagrama o Sistema Motor fazendo parte do Corpo, não para expressar sua fisiologia, mas para mostrar a íntima associação da linguagem com o funcionamento corporal. A linguagem é o canal do Espírito. Os evangelhos afirmam que a fé vem pelo ouvir. Não estamos tecendo comentários religiosos. Estamos nos referindo às associações que já existem no inconsciente coletivo que se transformaram em metáforas do cotidiano, e que conduziram muitos filósofos a estabelecer teorias que estão aí até hoje, confirmadas cientificamente.


Portanto, a linguagem provoca uma "ginástica" interna nos centros motores, preparando-os para a ação. Os atletas conhecem bem este recurso, pois se concentram antes de competir, esquecendo tudo o mais que está a sua volta, como que dizendo aos músculos que vão precisar deles. O mesmo se dá nos comandos dados a uma equipe em qualquer atividade, principalmente na atividade militar. Pilotos americanos, antes de entrar em suas aeronaves, executam toda a missão que virá de olhos fechados, para preparar o seu cérebro para a execução real das ordens recebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para discussão com críticas e sugestões, mas dentro do assunto.